O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) realizou, nesta terça-feira (18/11), uma reunião do Conselho dos Fundos Sociais de Solidariedade com a Diocese de Mogi das Cruzes para avançar em ações regionais voltadas à educação ambiental e ao descarte correto de resíduos. O encontro contou com a coordenadora do conselho e presidente do Fundo Social de Itaquaquecetuba, Mila Boigues, e a presença do Bispo Dom Pedro Luiz Stringhini e do coordenador da Pastoral da Ecologia, Padre Carmine Mosca, que dialogaram sobre a ampliação da "Missa Verde" para as cidades do Alto Tietê.
A iniciativa, já desenvolvida no Santuário Nossa Senhora D'Ajuda, em Itaquá, estimula os fiéis a levarem materiais recicláveis (limpos e secos) para os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados em parceria com o Fundo Social do município. A proposta é transformar a ação em um movimento regional, ampliando a coleta seletiva e incentivando a participação da população na preservação ambiental. Entre as pautas discutidas, também esteve o fortalecimento de ações itinerantes, como o "Vale Reciclar Móvel", de Arujá, um projeto que leva pontos de coleta diretamente aos bairros e reforça o compromisso dos municípios com práticas sustentáveis.
De acordo com o Bispo, o objetivo é união de esforços pelo compromisso ambiental. "Queremos fazer um trabalho conjunto de educação ambiental, como foi a Campanha da Fraternidade e a COP30 neste ano. Ou seja, queremos mais união. E, na 'Missa Verde', vamos rezar pela Criação contando com o apoio dos fiéis na doação dos recicláveis limpos. Vamos juntos reforçar essa ação", destacou Dom Pedro.
A reunião, conduzida por Mila Boigues, teve a participação das primeiras-damas Clau Camargo (Arujá) e Beta Taino (Biritiba Mirim), além da presidente do Fundo Social de Igaratá, Tania Prianti. Também estiveram presentes Hadla Issa, secretária da Mulher de Itaquaquecetuba; Edilene do Carmo, diretora do Fundo Social de Mogi das Cruzes; e Ricardo Moscatelli, chefe da Divisão de Recicláveis do município mogiano.
"Agradeço a oportunidade de diálogo e parceria nesta causa tão nobre. A 'Missa Verde' já faz a diferença em Itaquá e, com o incentivo do Bispo aos párocos e à comunidade, certamente ganhará força em toda a região. Contamos com esse engajamento para transformar a iniciativa em um grande movimento coletivo, unindo famílias pelo cuidado com o planeta", reforçou a coordenadora Mila, representando também o presidente do Condemat+ e prefeito de Itaquá, Eduardo Boigues.
O encontro contou ainda com o Padre Luiz Renato de Paula, procurador da Diocese e pároco do Santuário Nossa Senhora D'Ajuda; o Padre Michel dos Santos, secretário episcopal; além de representantes pastorais e técnicos dos municípios. Entre elas, Shirley Mariano (Itaquaquecetuba), Maria Elizabeth Bueno (Biritiba Mirim), Genilda do Nascimento (Diocese), Maria Aparecida Sena (Pastoral da Ecologia – Suzano), Eunice Martins (Assistência Social – Biritiba Mirim) e Nedi Aparecida Prianti Palhava (Igaratá).
Cidades
18/11/2025 às 18:03
Condemat+ fortalece expansão da "Missa Verde" e ações ambientais no Alto Tietê
Por: Portal News
Reunião com a Diocese de Mogi amplia estratégias de educação ambiental e incentivo ao descarte correto de resíduos
A reunião, conduzida por Mila Boigues, teve a participação do bispo e de outras primeiras-damas
Foto: Dayane Oliveira/ PMI