A Câmara de Suzano votará nesta quarta-feira (19), às 18 horas, dois projetos de lei na sessão ordinária. A primeira propositura é a que institui o Dia Municipal da Abertura da Campanha da Fraternidade no município, de autoria do vereador João Batista Nogueira de Azevedo (PRD), o João Sabugo. Ele justifica que a intenção é a de valorizar a campanha, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde a década de 1960 no período da Quaresma. “Por décadas da Igreja Católica busca envolver a sociedade brasileira em temas importantes e atuais”, explica.
Já o segundo projeto de lei busca instituir em Suzano a Política Municipal de Assistência, Conscientização e Orientação sobre as doenças inflamatórias intestinais – doença de Chron e retocolite ulcerativa. Se aprovada a propositura, a política passa a integrar o calendário oficial do município e deverá ser desenvolvida anualmente em maio, instituindo-se a campanha Maio Roxo. A proposta é de autoria do vereador Artur Takayama (PL).
A propositura detalha que a política municipal servirá para divulgar as doenças infamatórias intestinas para o público em geral, que poderá a ter acesso a materiais informativos. A doença de Chron e a retocolite ulcerativa são doenças inflamatórias intestinais crônicas que podem afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, causando sintomas como diarreia, dores abdominais, perda de peso e fadiga. “Não há cura, mas há tratamento para controlar a inflamação e os sintomas, por meio de medicamentos, dieta ou até mesmo cirurgia”, completa Takayama na justificativa do projeto.
Acompanhe
O público pode acompanhar a sessão ordinária no Plenário da Câmara de Suzano, que fica na rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista, ou de forma online, pelo canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) ou pela página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).