Os vereadores de Suzano aprovaram dez itens na sessão ordinária de quarta-feira (12). O vídeo completo da atividade está disponível no canal TV Câmara Suzano no Youtube. Os três vetos do Executivo que estavam na pauta foram aprovados. O primeiro deles foi o veto total ao projeto de lei 118/2025, de autoria da Mesa Diretiva, que dispõe sobre o artigo 71 da lei complementar 190/2010 para os servidores da Câmara de Suzano.

O segundo foi o veto parcial ao projeto de lei que institui a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção à Obesidade Infantil nas Escolas de Suzano, de autoria do vereador João Batista Nogueira de Azevedo (PRD), o João Sabugo.

Já o terceiro foi o veto parcial à propositura que institui no calendário oficial do município o Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus, a ser comemorado anualmente no dia 10 de maio, de autoria do parlamentar Marcos Antonio do Santos (PRD), o Maizena.

Homenagens

Foram aprovados dois projetos de decreto legislativo: o que concede a Medalha Antônio Marques Figueira a William Sarceli Rigo, proposta pelo vereador André Dourado (PT), e o que concede o Título de Cidadão Suzanense a Keisuke Nishioka, de autoria do vereador Edirlei Junio Reis (PL), o professor Edirlei.

Os parlamentares também aprovaram a moção de aplausos ao servidor da Secretaria de Saúde Marcos Cardoso, de autoria do vereador José de Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira.

Projetos

O projeto de lei que dispõe sobre a isenção de cobrança de tarifa nas vagas de estacionamento controlado (denominadas Zona Azul), até o limite de duas horas, para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) devidamente cadastradas pela Prefeitura de Suzano, de autoria do vereador Artur Takayama (PL), está entre os itens aprovados. Assim como o projeto de emenda à Lei Orgânica de Suzano, de autoria de todos os vereadores, e o projeto de lei complementar que prorroga, em caráter extraordinário, a vigência do Plano Municipal de Educação (PME), de autoria do Executivo.

Indicação

O requerimento que trata sobre a indicação de José Serafim da Silva Júnior, conhecido como Serafim, para o cargo de superintendente da Agência Reguladora de Serviços Públicos no Município de Suzano, de autoria do Executivo, foi debatido na pauta por solicitação do vereador Leandro Alves de Faria (PL), Leandrinho. A indicação de Serafim foi amplamente elogiada pelos vereadores e aprovada por unanimidade.