O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+) celebrou, na noite da última segunda-feira (24), o 2º Prêmio Inova Educação, que reuniu mais de 500 pessoas no Clube de Campo de Mogi das Cruzes. Ao todo, 36 projetos das 14 cidades consorciadas participaram da edição 2025, em iniciativas distribuídas nas categorias Práticas de Gestão e Práticas Pedagógicas, nos eixos para municípios com mais e menos de 100 mil habitantes, resultando em quatro grandes vencedores – Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Salesópolis -, que foram agraciados com troféu, certificado e arca de "Tesouros Literários".
O encontro marcado por inovação, colaboração e reconhecimento às práticas que integram tecnologia, criatividade e cultura digital às redes municipais de ensino. Na categoria Práticas de Gestão, no eixo de municípios até 100 mil habitantes, o projeto vencedor foi "Cultura Digital Na Escola: Um Caminho Para Formar Leitores Apaixonados", de Salesópolis, assinado pela diretora Cristiane Milena Nepomuceno Pinto, da EMEF Mestra Henriqueta. No mesmo eixo, destinado a cidades com mais de 100 mil habitantes, a iniciativa premiada foi "Imprensa Jovem", de Ferraz de Vasconcelos, desenvolvida pelos professores Bruno Salermo Rodrigues, Fábio Carneiro Ferreira, Alessandra Cleonice Barrento Trindade e Elias Rodrigues Pereira da Silva, da EMEB Prefeito Helmuth Hermann Hans Louis Baxmann.
Em Práticas Pedagógicas, no eixo para municípios até 100 mil habitantes, o destaque foi para o projeto "Cultura Digital: Eliminando Barreiras de Comunicação e Contribuindo na Inclusão de Pessoa Surda", de Biritiba Mirim, realizado pela professora Paula Gomes de Oliveira, da EMEF Waldemar Costa Filho. Também estiveram entre os finalistas projetos de Guararema e Santa Isabel. Já no eixo para municípios com mais de 100 mil habitantes, o vencedor foi o projeto "Podcast Nova Onda – Feito por Alunos, Conectando Conhecimento", de Itaquaquecetuba, conduzido pelo professor Lídio Jonas de Sousa na EMEB Engenheiro Chiozo Kitakawa, com Suzano e Mogi das Cruzes entre as cidades finalistas.
A noite ainda foi marcada pela participação do escritor, músico e jornalista André Curvello, que encantou o público com uma palestra inspiradora e uma contação de histórias. Para o presidente do CONDEMAT+ e prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, o prêmio reafirma o protagonismo da educação pública na região e o compromisso do consórcio com o fortalecimento das políticas educacionais. "O Inova Educação é hoje a maior premiação da educação pública do Alto Tietê e celebra o protagonismo de quem transforma vidas todos os dias. É o resultado de um trabalho conjunto e de uma rede que acredita na inovação como caminho para uma educação de excelência", afirmou.
A coordenadora da Câmara Técnica de Educação do CONDEMAT+ e secretária de Educação de Biritiba Mirim, Silvana de Fátima Nascimento, destacou a importância da edição deste ano, que trouxe o tema "Educação e Cultura Digital: Oportunidades e Desafios". Para ela, o prêmio reforça a troca entre municípios e valoriza práticas que mostram como a tecnologia pode incluir, aproximar e ampliar horizontes no ambiente escolar.
O evento contou com a presença de autoridades regionais, incluindo a vice-presidente do consórcio e prefeita de Ferraz, Priscila Gambale, e os prefeitos Luís Camargo (Arujá); Carlos Alberto Taino Júnior, o Inho (Biritiba Mirim); Gabriel Prianti (Igaratá); Rodolfo Marcondes (Salesópolis); Carlos Chinchilla (Santa Isabel); e Pedro Ishi (Suzano). Além do prefeito em exercício de Guarulhos, Thiago de Azevedo, o Thiago Surfista; do vice-prefeito de Guararema, Odvane Rodrigues; e secretários de Educação das cidades consorciadas, todos reconhecidos com uma placa de participação.
A edição deste ano contou com o patrocínio de Helper Tecnologia, New Tesc, Inteligênios, CNK Advogados, Sicredi, Neurobrinq, Miriam Athie Advocacia, Souza & Silva Serviços e Distribuição e Sincomércio, além do apoio de instituições de ensino, empresas e entidades parceiras que fortaleceram a premiação.