Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (9), a Câmara de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Decreto Legislativo n.º 39/2025, que concede o título de “Cidadão Mogiano” ao cônsul-geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu. A propositura é de autoria dos vereadores Pedro Komura (União Brasil), Priscila Yamagami Kähler (PP), Vitor Emori (PL) e prof. Edu Ota (Pode).

O projeto visa reconhecer os serviços prestados por Toru Shimizu e sua relevante contribuição ao fortalecimento das relações entre Brasil e Japão. “Com especial atenção às comunidades nikkeis instaladas em Mogi das Cruzes", afirma o documento parlamentar.

Nascido em Osaka e cônsul-geral desde outubro de 2023, Shimizu tem se destacado pelo apoio à comunidade nipo-brasileira, em especial as pessoas ligadas à agricultura, à cultura e ao associativismo que fomenta o desenvolvimento econômico e social. Em Mogi das Cruzes, ele participou do 38º Festival de Outono (Akimatsuri) e valorizou o papel dos agricultores nikkeis na produção agrícola local.

O Projeto de Lei Ordinária n. ° 113/2025 também foi aprovado, declarando de utilidade pública a Associação Saúde Reciclável Dr. Kobayashi, que funciona na Rua Sérgio Gonzales Novoa, no bairro Jardim Novo Horizonte. A propositura é de autoria do vereador Marcos Furlan (Podemos). Fundada em 25 de julho de 2022, a entidade atua em prol de adultos, jovens e crianças com deficiência. A entidade oferece assistência integral, promovendo bem-estar, inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

Homenagens

Também foi aprovada a Moção n°. 151/2025, com “Votos de Aplausos e Congratulações” ao Centro de Dança Poliana Ferreira (CDPF) pela participação no “Festival Cloche Ballet Internacional Dance”, realizado em Córdoba, Argentina. A propositura também de Furlan reconhece o impacto positivo da participação do CDPF no festival e destaca a estreia internacional da companhi. Os bailarinos e coreógrafos do Centro de Dança Poliana Ferreira obtiveram o 1º lugar em “Solo Dança Livre” e “Solo Contemporâneo”, além de outras colocações de destaque.

Destaque ainda para a Moção n.º 153/2025, também de “Votos de Aplausos e Congratulações” ao aniversário de 55 anos da COMADESPE (Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo e Outros). O tributo é de autoria do vereador Vitor Emori (PL). A convenção garante assistência espiritual, social, jurídica, psicológica e administrativa às igrejas filiadas, especialmente as de Mogi das Cruzes.

Repúdio 

A Moção n.º 152/2025, que expressa “Profundo Repúdio” ao artista Johnny Hooker foi aprovada, cujas manifestações foram consideradas ofensivas à fé cristã. A aprovação contou com dois votos contrários: Inês Paz (PSOL) e Iduigues Martins (PT). Em um de seus shows, o artista se referiu a Jesus Cristo como “travesti”, “bicha” e “transexual”.  A Moção de repúdio é de autoria do vereador Felipe Lintz (PL).