O Semae Mogi das Cruzes, em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Proteção Animal e de Educação, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Instituto Itaquareia, realizará, na segunda-feira (22/9), o evento “Plantando Vida Pelo Tietê” – em comemoração ao Dia do Rio Tietê –, com plantio de mudas e soltura de peixes, no Parque Centenário.
A atividade será das 13h20 às 15h30, com alunos do turno da tarde do Cempre José Limongi Sobrinho, do Botujuru. Serão cerca de 100 estudantes que participam do programa “Educação Ambiental em Saneamento Básico”, desenvolvido pela Comissão de Educação Ambiental do Departamento de Esgoto do Semae.
“Também haverá uma atividade sobre erosão e mata ciliar, que será desenvolvida pela UMC. Mas todo evento será uma ação conjunta envolvendo todos os parceiros”, explica a engenheira ambiental Juliana Fernandes Machado, que integra a Comissão de Educação Ambiental da autarquia.
O programa “Educação Ambiental em Saneamento Básico” é uma parceria entre o Semae e a Secretaria Municipal de Educação, e foi criado em 2024, por meio de um modelo-piloto desenvolvido inicialmente na Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, em Jundiapeba, de abril a novembro.
Em 2025, foi ampliado e levado às escolas Monteiro Lobato e Cempre José Limongi Sobrinho.
O objetivo é sensibilizar e educar estudantes sobre temas como o ciclo da água e a distribuição da água no planeta, rio Tietê, poluição, tratamento de água, uso consciente, esgoto doméstico, reúso de água, drenagem e resíduos sólidos.