Um incêndio em vegetação de grandes proporções, perto da avenida Francisco Rodrigues Filho, na altura do distrito de César de Sousa, em Mogi das Cruzes, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros na noite deste domingo (17). Às 20h51, a Prefeitura informou que as chamas estavam contidas e o risco de propagação havia sido reduzido. Mais tarde, às 21h30, a administração destacou que o fogo foi extinto e a ocorrência encerrada sem registro de vítimas.

O Corpo de Bombeiros informou que recebeu o chamado às 17h19 e deslocou duas viaturas para a ocorrência. Segundo a corporação, o fogo se espalhou pela área de mata.

Ações conjuntas

Em nota anterior, a Prefeitura destacou que equipes da Defesa Civil e brigadistas da empresa Helbor se juntaram aos Bombeiros no combate, em região de difícil acesso, na 'Fazenda Rodeio'. Um trator e cerca de 20 voluntários auxiliaram na ação. Agentes de trânsito também foram enviados para o entorno, orientando motoristas e reforçando a segurança viária.

Ainda conforme a Defesa Civil municipal, a orientação à população é para redobrar os cuidados neste período de estiagem, quando o risco de queimadas aumenta.

Alerta para o “veranico”


A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que, a partir de quarta-feira (20), deve ocorrer um período de calor atípico para o inverno, conhecido como “veranico”. O fenômeno pode durar de três a cinco dias, trazendo tempo seco e temperaturas semelhantes às do verão.

De acordo com o órgão, essas condições elevam significativamente as chances de queimadas, que podem se propagar rapidamente, causar danos ambientais, afetar a saúde e colocar vidas em risco. A recomendação é evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos, a queima de lixo e o descarte de bitucas de cigarro em áreas de vegetação.

Para emergências, os telefones 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil) seguem disponíveis à população.