Uma semana após os mutirões realizados nos dias 7 e 8 de julho, que atenderam estradas da zona rural de Mogi das Cruzes, a EDP retornou à região na terça-feira (15), em parceria com a prefeitura municipal. A ação tem como foco a finalização dos serviços de poda, essenciais para aumentar a resiliência e a segurança do fornecimento de energia elétrica.

As atividades contemplam imóveis residenciais e comerciais em quatro bairros do município: Cocuera, Taboão, Braz Cubas e Sabaúna. As equipes atuaram principalmente nas vias com redes elétricas da EDP, como a Estrada dos Batistas, Estrada Makakato, Rua Comendador Koeji Adachi e Estrada do Beija-Flor.

Para o planejamento da atividade, foram priorizadas as áreas com maior concentração de vegetação próxima à rede elétrica, principal fator de risco à qualidade e à segurança do fornecimento de energia. Em períodos de ventos e chuvas, galhos e árvores podem atingir a fiação, provocando interrupções no serviço.

"Os mutirões reforçam a atuação contínua da EDP para melhorar a qualidade do fornecimento e a segurança das redes elétricas, especialmente diante do aumento na frequência de eventos climáticos severos, mesmo fora do verão. Essas ações, realizadas em parceria com a Prefeitura, geram resultados mais efetivos para a população, contribuindo para uma cidade mais resiliente e sustentável", destaca Claudemir Siqueira, gestor da EDP.

As podas realizadas pela EDP seguem normas técnicas e ambientais, buscando o equilíbrio entre a preservação da vegetação e a proteção da rede elétrica. Essas ações preventivas ocorrem de forma programada ao longo do ano em todos os municípios atendidos pela distribuidora.