Os cursos gratuitos de Design com Metais e de Elétrica e Iluminação Cênica, realizados com apoio do Fundo Social de Mogi das Cruzes, estão com inscrições abertas para novas turmas. A iniciativa é patrocinada pela Niterra do Brasil e realizada pelo Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC) e Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As vagas são limitadas.
O curso de Design com Metais, do projeto Oficina dos Sonhos, inscreve jovens de 18 a 24 anos, com objetivo de proporcionar uma imersão técnica e criativa no universo do design e da soldagem, com foco em inserção no mercado de trabalho, geração de renda e conexão entre arte, educação e sustentabilidade.
Com carga horária total de 196 horas, o curso oferece cinco encontros semanais e inclui as disciplinas de Introdução à Soldagem, Design de Objetos em Metal, Soldagem MIG, Soldagem TIG e Projeto Final. Ao término da formação, cada participante desenvolverá uma peça autoral, que será apresentada em exposição aberta ao público.
As aulas foram pensadas para quem deseja aprender uma nova profissão do zero, criar peças únicas com ferramentas profissionais, dominar técnicas de solda e sair preparado para atuar no mercado ou iniciar seu próprio negócio. A proposta também inclui o desenvolvimento de projetos com foco em design sustentável, aproveitando ao máximo os materiais disponíveis e promovendo consciência ambiental. Todas as atividades são gratuitas, e os participantes receberão certificado ao final do curso, previsto para 19 de novembro.
As inscrições estarão abertas até 27 de julho e as entrevistas serão realizadas no dia 30 do mesmo mês. As aulas têm início previsto para 4 de agosto, com turmas de segunda a sexta-feira, das 18h às 20h e das 20h às 22h.
Elétrica e Iluminação Cênica
Já o curso de Elétrica e Iluminação Cênica, do projeto Futuro Brilhante, oferece formação gratuita de 196 horas, com cinco encontros semanais, para 50 participantes, com foco em elétrica básica e iluminação cênica. O objetivo é capacitar os alunos desde os princípios fundamentais da eletricidade até a elaboração de projetos luminotécnicos voltados a eventos e espetáculos.
A proposta alia teoria e prática, abordando conteúdos como circuitos elétricos, instalações residenciais, normas de segurança, dispositivos de proteção e a utilização de equipamentos como lâmpadas, projetores e refletores.
A meta é qualificar profissionais para atuarem tanto no setor de elétrica quanto na área de iluminação cênica, com possibilidades de inserção em shows, espetáculos teatrais, auditórios, equipamentos culturais e estruturas provisórias. A iniciativa também busca impulsionar novos negócios e movimentar a economia criativa em Mogi.
O público-alvo é formado por jovens entre 18 e 24 anos. As inscrições começam na próxima segunda-feira (07/07) e se estenderão até 18 de agosto, com entrevista agendada para dia 21 do mesmo mês. A previsão de início das aulas é em 8 de agosto, com término em 5 de novembro.
A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Maira Cusatis, destaca a importância da iniciativa para inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento de ações de empreendedorismo. “Uma de nossas principais missões é trabalhar para promover o bem-estar social na cidade e os cursos profissionalizantes gratuitos são instrumentos essenciais para qualificação de mão de obra, geração de emprego e novas oportunidades”, explica.
As aulas de ambos os cursos acontecem na Rua Dom Antônio Cândido Alvarenga, 239, Centro. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://oficinadossonhos.art.br/mogidascruzes/