A Prefeitura de Mogi das Cruzes suspendeu temporariamente o pregão eletrônico para a compra de novos kits de uniformes para a rede municipal de educação. De acordo com a administração municipal, a decisão se deu para reavaliação de alguns pontos do certame e o processo será retomado em breve.
A Secretaria de Educação de Mogi informou ainda que finalizou o inventário dos uniformes em estoques e está realizando a distribuição de 35.736 mil camisetas de manga longa e 11.016 mil kits completos, contendo calça, blusa, camiseta e bermuda.
A entrega dos itens remanescentes, segundo a pasta, está sendo feita prioritariamente aos alunos em situação de vulnerabilidade social. Nos últimos dias, mais de 9.267 mil kits completos e 15 mil camisetas manga longa foram entregues aos alunos nos tamanhos 2, 4, 6 e 8, residentes nos bairros mais periféricos. Os uniformes restantes, de acordo com a Secretaria, serão distribuídos alunos das demais faixas etárias.
Descarte
Sobre o descarte irregular de peças de uniformes no Córrego dos Canudos, divulgado pela página Blog do Mogiano, na última quinta-feira (1/05), a Prefeitura esclareceu “que a prática é considerada crime ambiental e a pena pode variar de reclusão, detenção ou pagamento de multa, dependendo da gravidade do caso”.
As denúncias de descarte irregular podem ser feitas pelo telefone 153 - a ligação é gratuita, 24 horas por dia e o sigilo é garantido.
A recomendação da Prefeitura é que os uniformes escolares sejam devolvidos higienizados às escolas. Muitas unidades, de acordo com a administração municipal, promovem ações de troca entre famílias, incentivando o reaproveitamento por outras crianças.