Com a chegada da Páscoa, uma das datas mais importantes para o varejo, o comércio de Mogi das Cruzes se prepara para um aumento nas vendas. A expectativa é de um crescimento de aproximadamente 7% na venda de ovos de chocolate em comparação com o ano passado, segundo levantamento da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC).

De acordo com a presidente da entidade, Fádua Sleiman, a Páscoa se consolida como a terceira data mais relevante para o comércio, empatando com o Dia dos Pais — ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. “Apesar do crescimento projetado, ainda estamos abaixo do ritmo registrado antes da pandemia. Em 2019, por exemplo, o aumento médio era de 15% em relação ao ano anterior. Mas o cenário atual é otimista e mostra uma recuperação gradual do setor”, afirma.

Não são só a busca pelos tradicionais ovos de chocolate que movimentam o comércio, os consumidores também vão atrás de outros produtos, como bolos e sobremesas temáticas e itens para o almoço de domingo, como o tradicional bacalhau, dentre outros peixes e frutos do mar. Restaurantes da cidade também estão otimistas. Uma pesquisa realizada pela ACMC com associados do setor de alimentação revelou que as reservas para o almoço da Sexta-feira Santa, ou para o almoço de domingo, já atingem 55%, com expectativa de chegar a 80% até o fim da semana. “Só não deve chegar aos 100%, porque o feriado prolongado também contribui para que muitas famílias viajem para o litoral. Outras, contudo, preferem celebrar com o almoço em família, em casa”, explica Fádua.

Além dos supermercados, que costumam registrar bom desempenho nessa época, outros setores se beneficiam com a data. Lojas de variedades e decoração estão apostando em lembranças, enfeites, chaveiros e guirlandas temáticas. “É um período que movimenta todos os segmentos, mostrando mais uma vez a força do comércio de Mogi das Cruzes, o mais representativo do Alto Tietê”, destaca a presidente da ACMC.

A associação reforça a importância de os consumidores priorizarem o comércio local, fortalecendo a economia da cidade e contribuindo para a geração de empregos e renda no município e cita, ainda, a Campanha “Mogi Vende Mais”, que, a cada mês irá fazer um sorteio especial. A ação tem a participação de 226 lojistas da Cidade, ou seja. A cada R$ 60,00 (em uma dessas lojas) em compras, o consumidor tem direito a um cupom para concorrer a uma série de prêmios. Neste mês, o sorteio será no dia 30 de abril e serão sorteadas duas máquinas de café Dolce Gusto.