Nesta quarta-feira (02/04), equipamentos da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes realizarão atividades especiais em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta data. As ações serão na Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista (TEA) Profª Neuraide Rezende da Silva Fujita, no Jardim Rodeio, e na Escola Municipal de Educação Especial (EMESP) Profª Jovita Franco Arouche, na Vila Lavínia.

"A data é importante para sensibilizar a comunidade e reafirmar nosso compromisso com a inclusão. As atividades foram planejadas para promover um ambiente acolhedor e inclusivo para nossos estudantes, pais e comunidade escolar", destaca a secretária de Educação, Darly Aparecida de Carvalho. Os equipamentos fazem parte do Departamento de Educação Especial e Inclusiva da Pasta, que conta ainda com o Pró-Escolar e as salas polo de AEE (Atendimento Educacional Especializado).

O evento na Escola Clínica TEA terá início às 18h, com a soltura de balões. Em diversos espaços da unidade, estudantes, pais e convidados participarão de diferentes atividades, incluindo psicomotricidade (área interdisciplinar que estuda a conexão entre corpo e mente), oficinas gastronômicas e caça ao tesouro. As atividades são voltadas para fortalecer o vínculo familiar, promovendo acolhimento, afeto e interação entre a família e os pacientes.

Além disso, a iniciativa oferece orientação parental, auxiliando no entendimento e no apoio às necessidades das pessoas com TEA. As salas foram preparadas para estimular diferentes sentidos e habilidades dos estudantes e também realizar diferentes atividades para os participantes. Neste mês, no dia 17, a escola também realizará, no Auditório do Cemforpe, a palestra “Atividade física como ferramenta de desenvolvimento psicossocial para pessoas neuroatípicas”, com o palestrante Kadu Lins.

Na EMESP Profª Jovita Franco Arouche, a data é celebrada com a adesão à campanha "Dia Azul", incentivando alunos, professores e funcionários a vestirem azul como forma de apoio à conscientização sobre o autismo. Como parte das ações, no dia 24 será realizado um passeio ao parque de diversões Cidade da Criança, em São Bernardo do Campo. O local estará preparado para receber os alunos, proporcionando uma experiência mais acessível, com filas reduzidas, estímulos sonoros mais baixos e a possibilidade de uso de abafadores.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, com objetivo de promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas com TEA. A data também reflete a inclusão das pessoas com autismo em todas as áreas da vida social.