A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes concluiu, na manhã da última segunda-feira (24/03), no Cemforpe (Vila Nova Mogilar), o primeiro mês do ciclo de formações de 2025 voltado para os professores dos projetos de educação musical promovidos pela Pasta. O terceiro encontro desta primeira etapa reuniu os profissionais do projeto "Pra Ver a Banda Passar", gerido pela Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes (AFABAMC).

Os professores participaram da mesma capacitação oferecida anteriormente aos docentes do projeto "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola", nos dias 14 e 21 de março. Os encontros foram organizados pelo Departamento Pedagógico (Deped) e abordaram temas importantes, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além do Currículo Municipal. O objetivo foi alinhar o trabalho dos educadores com as normativas educacionais vigentes.

Para Leandro Tomazzini, chefe da Divisão de Projetos Especiais do Deped, que coordena as ações de educação musical no município, a formação trouxe um aprofundamento essencial para os professores. "Essa iniciativa é muito importante para os profissionais que atuam com bandas e fanfarras, musicalização, coreografia e dança dentro das escolas. Apesar de trabalharem em eixos diferentes, todos precisam compreender as diretrizes da educação", explicou.

Além do alinhamento conceitual, os encontros também trouxeram atividades práticas, como estudos de caso e discussões sobre a aplicação dessas diretrizes na rotina escolar. "A proposta é que os professores utilizem os conhecimentos adquiridos tanto no planejamento das aulas quanto em relatórios pedagógicos e na organização de atividades e apresentações musicais", completou Tomazzini.

O presidente da AFABAMC, Richard Bitelli, destacou a necessidade do alinhamento entre os projetos e a Secretaria de Educação. "É fundamental para nós estarmos em sintonia com as diretrizes da Secretaria de Educação. Trabalhamos diretamente nas escolas e essa formação nos ajuda a aprimorar nosso trabalho. Esse conhecimento será aplicado ao longo de todo o ano", afirmou.

As formações fazem parte de um conjunto de ações da Secretaria de Educação para fortalecer os projetos musicais e ampliar o impacto do ensino de música nas escolas municipais. Outros ciclos de encontros estão previstos ao longo do ano para continuidade do aprimoramento profissional dos educadores que atuam nesses projetos.