Câmara de Mogi das Cruzes promove no dia 31 deste mês uma Audiência Pública para debater a criação e o comércio de animais de fazenda dentro do perímetro urbano. O evento, que é uma iniciativa da vereadora Fernanda Moreno em conjunto com o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, está previsto para ocorrer das 15h às 18h com a presença de especialistas, representantes do Poder Público e a sociedade civil. O objetivo, segundo organizadores, é discutir os impactos da criação irregular desses animais no meio urbano, abordando questões de bem-estar animal, saúde pública e meio ambiente.
"Muitos desses animais são mantidos em condições precárias, sem espaço adequado, expostos a doenças e sem os cuidados necessários. Além do sofrimento animal, a criação clandestina e o abate irregular representam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, contribuindo para a propagação de zoonoses e problemas como descarte inadequado de resíduos biológicos", explica Haiuly Viana, médica veterinária e gerente técnica do Fórum Animal.
"Com a realização da audiência pública esperamos que sejam criadas novas ações eficientes para lidar com essa realidade, envolvendo as Secretarias de Saúde e Meio Ambiente e Proteção Animal é essencial, além de representantes da fiscalização municipal", completa Haiuly, informando que dentre os temas a serem debatidos, destacam-se: A importância da fiscalização eficiente para coibir criações clandestinas; Destinação ética para os animais apreendidos nessas condições; Impacto ambiental e sanitário da criação irregular e do abate clandestino; além de Alternativas alimentares que reduzam a exploração animal.
Protetora há mais de 25 anos e vereadora reeleita por três mandatos consecutivos, pautados na Causa Animal, Fernanda Moreno acredita ter bons resultados para o munícipio após este evento com o Fórum Animal.
"Precisamos discutir soluções viáveis para evitar o sofrimento desses animais e os impactos negativos que essa prática traz para toda a cidade. Essa audiência será um passo importante para encontrar caminhos éticos e sustentáveis", finaliza.
CRONOGRAMA
15:00 - Recepção
15:20 - Abertura
15:40 - Fala da vereadora Fernanda Moreno
16:00 - Apresentação da palestra sobre o tema. Médica Veterinária Haiuly Viana, gerente técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal
16:40 - Oitiva das autoridades presentes
17:20 - Levantamento das questões a respeito do tema com os presentes e elaboração de uma proposta legislativa sobre o tema
17:50 - Agradecimentos
18:00 - Encerramento