Itaquaquecetuba, Guararema e Ferraz de Vasconcelos conquistaram o “Selo Nacional - Compromisso com a Alfabetização”, na categoria Ouro. Outorgada pelo governo federal. A premiação é um reconhecimento a boas práticas dos municípios brasileiros na Educação. Das 5.571 cidades brasileiras, 2.592 receberam a honraria na modalidade Ouro, por alcançarem as metas do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA).
Itaquá atingiu 67% de alfabetização até o 2º ano na rede municipal em 2024 - taxa 17% maior do que no ano anterior. O prefeito Eduardo Boigues (PL) recebeu o prêmio nacional durante cerimônia, em Brasília (DF), na presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e de outras autoridades, na noite última segunda-feira (10).
Também presente na solenidade, o ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana (PT), elogiou pessoalmente Boigues pelo desempenho da rede de ensino de Itaquá, que alcançou 67% de alunos alfabetizados ao fim do 2º ano do ensino fundamental, em 2024. No ano anterior, a taxa ficou em 50%. Os índices veem crescendo ano a ano, desde que o liberal assumiu o comando da Prefeitura, em 2021.
Itaquá chegou a este patamar de alfabetização graças a ações implementadas, recentemente, na rede municipal de ensino. Entre as iniciativas está o projeto Mentoria nas Escolas, na qual técnicos da Secretaria de Educação vão até as unidades de ensino discutir com a Coordenação Pedagógica a avaliação individual dos estudantes.
Cadernos Orientadores é outra estratégia adotada pela gestão de Boigues e que melhorou de maneira substancial os índices de Educação de Itaquá, incluindo a Alfabetização. Os materiais são elaborados por professores da própria rede e abarcam as diretrizes de ensino da cidade e metas que devem ser cumpridas a curto, médio e longo prazos.
Acompanhado, em Brasília, da secretária municipal de Educação, Maria Cristina Perpétuo; da primeira-dama de Itaquá, Mila Prates Boigues; do secretário municipal de Governo e de Obras, Marcello Barbosa (Republicanos), e do vereador Romualdo Valdir da Silva (PSB), Boigues comemorou a premiação e agradeceu o empenho dos profissionais da rede local de ensino, que abrange 120 escolas e atende 42 mil estudantes.
Guararema
Para alcançar o Selo “Ouro”, toda a Rede Municipal de Ensino de Guararema – formada pela Educação Infantil e pelo Ensino Fundamental I - atingiu as mais altas notas – 91 pontos de 100 possíveis - do programa. A cidade foi representada pela secretária municipal adjunta de Ações Educacionais, Aline Amorim Marques.
O trabalho da rede municipalo, que envolve também acompanhamento pedagógico, rendeu a Guararema o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de sua história, com nota 7,5.
Ferraz
A prefeita de Ferraz, Priscila Gambale, e a secretária de Educação, Paula Trevizolli, também receberam a premiação no evento em Brasília. O resultado foi divulgado em dczembro de 2024.
A cidade obteve 100 pontos, nota máxima. “O resultado extraordinário é fruto do trabalho incansável de professores que se dedicam todos os dias com amor e compromisso. Mérito também da nossa equipe pedagógica, gestores escolares, pais e, claro, dos alunos que são a razão de tudo isso”, declarou a chefe do Executivo.
A implementação de práticas pedagógicas eficazes, aliada à formação qualificada dos educadores, proporciona um ambiente propício ao aprendizado, segundo a secretária de Educação. “Além disso, a distribuição de materiais didáticos complementares e a criação de espaços dedicados à leitura, como os Cantinhos da Leitura, estimulam o interesse e o prazer pela aprendizagem”, afirma a secretária Paula Trevizolli.
Pódio
Instituído em 2024, o Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização tem como finalidade assegurar a aprendizagem dos estudantes até o final do 2º ano do ensino fundamental. Também tem como objetivo focar na recuperação do ensino das crianças do 3º, do 4º e do 5º ano afetadas pela pandemia da Covid-19.
Neste ano, 4.187 municípios receberam o selo: 2.592 na categoria Ouro, 1.062 na Prata e 53 na Bronze.