A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal realizou nesta sexta-feira (7) uma reunião com cerca de 30 protetoras de animais de Mogi das Cruzes, na sede do Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea), em Cezar de Souza. Durante o encontro, as protetoras se apresentaram, relataram o trabalho realizado em defesa da causa animal e indicaram demandas. O objetivo do encontro foi apresentar a nova equipe de trabalho do Núcleo e garantir o diálogo aberto e transparente com o setor.
Após a reorganização do espaço e primeiras medidas administrativas tomadas pela nova gestão, a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal já organiza a primeira grande ação voltada para a proteção e bem-estar animal. As atividades estão programadas para março.
A secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal de Mogi, Patricia Cesare, apresentou a nova coordenadora do Nubea, a veterinária Margareth Cunha, e destacou a importância da reunião: “Este encontro partiu de um desejo meu de conhecer as pessoas que trabalham em defesa dos animais aqui em Mogi das Cruzes. Mais do que isso, esta gestão tem o compromisso de manter o diálogo, a transparência e democracia nas ações públicas. Este será sempre o nosso pilar e o nosso norte. Podem esperar de nós muito trabalho, respeito aos animais, a vocês e ao bem-estar animal como política pública", afirmou.
Durante a reunião, cada protetora se apresentou e relatou seu cotidiano. Em comum, todas atuam no resgate de animais doentes e abandonados, oferecendo alimentação, abrigo e cuidados veterinários. Esta rede de proteção é fundamental para o bom funcionamento da proteção animal, pois se espalha por todo o território do município, formando um sistema permanente de apoio e cuidado. Participou do encontro a vereadora Fernanda Moreno.
Neste sentido, o Núcleo de Bem Estar Animal (Nubea) funciona como um Centro de Apoio e Referência. Instalado na Estrada de Santa Catarina, 2540, oferece atendimento a animais errantes, doentes e debilitados no local da ocorrência, ou internação, caso haja necessidade. Também existe o programa Captura, Esteriliza e Devolve (CED), para controle populacional e saúde. Os telefones do Nubea são o 4792-8585 e 94304-7596 (Whatsapp).