Quatro em cada dez brasileiros sonham em ter o próprio negócio. A pesquisa Monitoramento Global do Empreendedorismo (GEM) aponta que empreender é a terceira maior meta de vida dos pesquisados, o que corresponde a 48 milhões de pessoas. Para transformar essa ideia em realidade, é essencial se capacitar, planejar e investir em autoconhecimento — ingredientes fundamentais do Seminário Empretec, que está com inscrições abertas no Sebrae-SP Alto Tietê.  

O levantamento do GEM revela que ter o próprio negócio é o principal sonho de 48% dos brasileiros, ficando atrás apenas de viajar pelo Brasil (53%) e conquistar a casa própria (50%). No entanto, a decisão de empreender envolve diversos desafios. 

"Empreender vai muito além de ter uma ideia de negócio. É preciso estudar seu público-alvo, seus concorrentes, o local onde pretende se instalar, a viabilidade da implantação e, principalmente, conhecer suas próprias potencialidades como empreendedor. O Empretec adota uma metodologia que estimula todos esses aspectos", explica Priscila Tanihara, gestora do Empretec no Alto Tietê e analista de negócios do Sebrae-SP.  

A próxima turma do seminário ocorrerá entre os dias 17 e 22 de fevereiro, no escritório regional do Sebrae-SP Alto Tietê (Avenida Francisco Ferreira Lopes, 345, Vila Lavínia, Mogi das Cruzes). O investimento é de R$ 2.200,00. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/empretecsebraemc. Outras informações estão disponíveis pelo WhatsApp (11) 4723-4526.  

Para participar, é necessário passar por uma entrevista, realizada por um sistema de Inteligência Artificial que avalia os candidatos aptos para a capacitação. Durante o seminário, os participantes terão a oportunidade de conhecer seu perfil empreendedor, o que favorece o desenvolvimento de novas habilidades e, consequentemente, aumenta as chances de sucesso em seus negócios.  

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Empretec oferece 60 horas de capacitação imersiva, com atividades práticas e dinâmicas baseadas em dez Características de Comportamento Empreendedor (CCEs): Busca de Oportunidade e Iniciativa, Correr Riscos Calculados, Exigência de Qualidade e Eficiência, Persistência, Comprometimento, Busca de Informações, Estabelecimento de Metas, Planejamento e Monitoramento Sistemático, Persuasão e Rede de Contatos, e Independência e Autoconfiança.