Uma sessão solene na Câmara Municipal de Biritiba Mirim na manhã desta quarta-feira (1) marcou a posse do prefeito reeleito Carlos Alberto Taino Junior, o Inho (PL), o vice Evandro Toshiyuki Omura, o Toshi Omura (PSD), e dos 11 vereadores que passam a compor o Legislativo para a gestão 2025/2028. Inho assume seu quarto mandato como chefe do Executivo, uma marca alcançada na região apenas por Waldemar Costa Filho, que também foi por quatro vezes prefeito de Mogi das Cruzes.
Em seu discurso na Câmara, o prefeito eleito, que também foi vereador e presidente da Casa de Leis e é neto do primeiro prefeito de Biritiba, falou sobre sua trajetória e o legado do terceiro mandato na cidade, concluído no ano passado. Um dos destaques, segundo ele, foi o crescimento do Orçamento da cidade que era de cerca de R$ 69 milhões quando assumiu em 2021 e agora será em torno de R$ 160 milhões. O prefeito listou ainda a construção de novas escolas, reforma de unidades de saúde, o investimento em iluminação em LED, a vinda do Poupatempo e a aprovação do Plano Diretor.
Inho agradeceu o apoio dos deputados André do Prado (estadual) e Márcio Alvino (federal), ambos do PL, assim como do governo do Estado e do partido. “Com trabalho e união superamos obstáculos e transformamos dificuldades em grandes realizações”, disse o prefeito aos vereadores.
Legislativo
A sessão solene foi presidida pelo vereador mais votado da cidade nas eleições de outubro do ano passado, Luiz Paulo Monteiro de Araújo (Podemos). Reeleito, ele ressaltou o aumento da representação feminina na Câmara que agora conta com três vereadoras: Lucileia Damascena Santos (Podemos), Roberta de Oliveira da Silva Taino, a Beta do Inho (PL), e Thais Barros Molina, a Thaís Raposinha (PL), a mais jovem parlamentar eleita da cidade, de 22 anos.
Araújo destacou sua trajetória em seu discurso e disse que esse deverá ser seu último mandato na Câmara. Ele convidou a vereadora Lucileia para que seja sua candidata a vice nas próximas eleições para a Prefeitura da cidade.
Também tomaram posse Genivaldo Leite da Cunha, Cunha (DC); Cleiton da Costa Viana, o Cleitinho (PSB); Adauto Cardoso dos Santos (PL); Evandro Francisco de Paula, o Prof Evandro (PL); Sebastião Pinto de Souza, Tião (PL); Geraldo Vieira dos Santos, o Geraldo do Bar (PL), e Flaviano de Assis Bolanho (Podemos).
A sessão terminou com a eleição da Mesa Diretiva da Câmara, que terá como presidente Cunha, e como vice Cleitinho. Adauto Cardoso dos Santos e o Prof Evandro serão o primeiro e segundo secretários, respectivamente.