O segundo grande mutirão de zeladoria da Prefeitura de Mogi das Cruzes começou nesta segunda-feira (20) no Botujuru. A prefeita Mara Bertaiolli (PL) esteve no bairro pela manhã para anunciar o início dos trabalhos. Assim como o primeiro, feito em Jundiapeba, esta será mais uma grande mobilização de funcionários e maquinários, para sanar os pontos mais críticos em termos de manutenção, reforçando as ações da Operação Verão. 

Estão empenhados neste mutirão cerca de 200 funcionários, 23 veículos, 40 roçadeiras e 7 máquinas. Já estão sendo feitos serviços de desobstrução de bocas de lobo e valetas de drenagem e passeio, roçada de córrego, revitalização de praças, manutenção em iluminação pública em locais previamente vistoriados, nivelamento e cascalhamento em vias não asfaltadas, raspagem, roçada, capina manual e remoção de entulhos e inservíveis e também manutenção no asfalto de diversas ruas. 

Outras Secretarias participam do mutirão, como a Secretaria de Saúde, Secretaria de Mobilidade, Assistência Social, Segurança Pública, Habitação, Obras, Defesa Civil e Semae. A previsão é que, somente no Botujuru, os serviços levem até 15 dias para serem finalizados. Na sequência, o mutirão avançará para Cezar de Souza. 

A prefeita visitou o bairro e conversou com moradores. “Estamos percorrendo toda a cidade e escutamos relatos de que o bairro foi esquecido e há muito tempo não recebe manutenção. Isso mudou. O mutirão de zeladoria pública chegará a todos os bairros de Mogi das Cruzes. Vamos cuidar de todos!”, pontuou, lembrando ainda que a colaboração da comunidade é fundamental para manter os bairros sempre em boas condições. 

“Estamos cumprindo nosso papel, mas também contamos muito com a colaboração dos moradores, para que deixem o lixo para coleta nos dias e horários certos, não jogem o lixo na rua ou em córregos. Queremos que vocês cuidem da sua rua e do seu bairro com o mesmo carinho que cuidam da casa de vocês. Afinal, a cidade é de todos nós”, acrescentou. 

O secretário de Serviços Urbanos, Joaz Batista, também lembrou do trabalho de desarroreamento de rios e córregos, que está sendo realizado desde o dia 2 de janeiro, em diversos pontos da cidade. Já receberam os serviços o Córrego dos Canudos, Córrego dos Corvos, Rio Jundiaí e Ribeirão Ipiranga. O próximo a receber os serviços é o Córrego Oropó. 

O Botujuru também vai receber, juntamente ao mutirão, a Operação Cata-Tranqueira nesta quarta-feira (22). O objetivo é complementar todo o restante do que já está sendo feito e recolher materiais inservíveis, que devem ser deixados pela população nas calçadas de suas residências na noite de terça-feira ou manhã de quarta-feira, até as 7h. 

O objetivo dos mutirões é entrar com agilidade nos pontos que mais carecem de zeladoria, atacando os principais problemas identificados e deixando a cidade em boas condições, além de mais bem preparada para as chuvas típicas desta época.