A Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro (SP-098), a Mogi-Bertioga, terá um sistema de monitoramento de taludes e encostas propensas à instabilidade, conforme previsto no contrato da concessão. De acordo com a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP), a medida inclui instrumentação, elaboração de uma Carta Geotécnica e inspeções técnicas anuais, com relatórios apresentados à ARTESP. Ainda não há previsões para o início do funcionamento do sistema.
Caso o monitoramento indicar necessidades, segundo a ARTESP, a concessionária irá executar medidas mitigadoras. Caso sejam necessárias obras de contenção, elas serão objeto de reequilíbrio conforme o contrato. Problemas detectados terão prioridade na conservação e manutenção, e um plano de ação será criado para emergências, em complemento ao Programa de Redução de Acidente (PRA).
Além disso, a Concessionária Novo Litoral, responsável pela via, informou que já foi iniciado um mapeamento das condições da malha para a formatação do plano de recuperação da rodovia.
Manutenção
A Concessionária Novo Litoral (CNL), responsável pelas rodovias Mogi-Dutra (SP-088) e Mogi-Bertioga (SP-098), concluiu o estudo de pavimento nas rodovias de sua administração usando a tecnologia para identificar trechos de pista que apresentam falhas no pavimento. A CNL explica que este levantamento servirá de base para estruturar o plano de recuperação das rodovias, com o objetivo de aperfeiçoar as condições de tráfego e oferecer mais segurança ao usuário.
A varredura, segundo a CNL, foi feita com um equipamento instalado em viaturas de inspeção. A tecnologia faz o escaneamento a laser em 3D, capaz de simular o efeito produzido por uma carga móvel rolante a uma velocidade de 80 km/h. Desta forma, é possível registrar as deformidades na pista.
O levantamento abrange todo o trecho de estradas administrado pela CNL, na extensão de 212 quilômetros. "Este levantamento permite avaliar toda estrutura do pavimento, identificar locais sujeitos a maiores deformações ou até mesmo, que necessitam intervenções maiores, permitindo um eficiente planejamento de recuperação e manutenção que será colocado em prática nos próximos meses", afirma o diretor de Engenharia e Operações, Augusto Schein.