O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) das cidades da região será reajustado com base no índice inflacionário, que irá variar de 3,45% a 4,87%. Segundo as prefeituras de Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Arujá, Santa Isabel, Guararema e Biritiba Mirim, os pagamentos poderão ser feitos digitalmente e com desconto de até 15% se for efetuado em cota única. A única cidade sem reajuste na região será Poá. O menor aumento percentual é de Mogi com 3,45%, e o maior de Arujá, com 4,87%. 

Segundo a Prefeitura de Poá, o IPTU não terá reajuste neste ano. A previsão é que o envio dos carnês seja realizado em fevereiro pelos Correios. O vencimento da primeira parcela e da parcela única será em 20 de março, e o desconto para pagamento à vista (cota única) será de 5%.

Mogi

Já Mogi tem o menor percentual de aumento do Alto Tietê. Segundo a prefeitura, foi decidido aplicar o menor índice inflacionário apurado de 1º de outubro de 2023 a 30 de setembro de 2024, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), sendo de 3,45%. A primeira parcela do imposto vence em março, e quem optar pelo pagamento à vista, terá desconto de 5%. O tributo também poderá ser pago em 10 vezes, com vencimentos de março a dezembro.

A administração municipal explicou ainda que as datas específicas de vencimento são informadas nas folhas dos carnês e variam de acordo com o CEP da propriedade. Após a emissão dos carnês, também haverá a possibilidade de consultar o valor no site da Prefeitura (www.mogidascruzes.sp.gov.br), onde ainda poderá ser solicitada a segunda via para pagamento, assim como nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).

Já os contribuintes que estiver em dia com o imposto até o último dia 30 de setembro de 2024, segundo a prefeitura, terão direito a 5% de desconto no IPTU 2025, mesmo se escolher pelo parcelamento, desde que o pagamento seja efetuado até a data de vencimento da primeira parcela, em março.

Ferraz 

Em Ferraz, o IPTU também terá apenas o aumento inflacionário, conforme estabelece o decreto nº 7.021/24, com percentual de 4,42%. O carnê do IPTU, segundo a administração municipal, terá 10 parcelas com o primeiro vencimento no dia 20 de março, sendo a mesma data para o pagamento da parcela única que poderá ter o desconto de 10%. A cidade deve distribuir aproximadamente 40 a 41 mil carnês.

A prefeitura ainda salienta que os contribuintes que encerraram o exercício fiscal de 2024 sem dívidas com a Fazenda Pública, poderão ter o desconto de 5% no seu IPTU para 2025, conforme a Lei do Bom Pagador.

Já em relação aos meios digitais para pagamentos, a Secretaria Municipal da Fazenda informou que podem ser acessados os canais digitais dos bancos conveniados, aplicativos, internet banking, entre outros, e também pode ser feito por meio do PIX. 

Santa Isabel 

A Prefeitura de Santa Isabel esclareceu que não haverá aumento, apenas a correção monetária para 2025, que será de 4,42%, conforme índice oficial do governo, nos termos do art. 15 da Lei Municipal nº 1.542/1989. Para os contribuintes que possuam endereço válido, o carnê será entregue pelos Correios. Os contribuintes que optarem pelo pagamento da parcela única, até a data de seu vencimento, terão desconto de 15% sobre o valor total do imposto. Para todas as guias existe o QR - CODE PIX, código de barras e linhas digitáveis.

A administração municipal explica que na forma de QR-CODE PIX poderá ser pago por qualquer aplicativo de banco, na forma de código de barras, nos caixas de autoatendimento ou aplicativos dos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Itaú/Unibanco, Caixa Econômica Federal e de forma presencial nas lotéricas (valor do pagamento de até R$ 2 mil). 

Biritiba Mirim

Em Biritiba a prefeitura informou que o reajuste será de 4,73% e os carnês serão enviados a partir de fevereiro. A data de vencimento da primeira parcela ou cota única será no dia 10 de março, com 10% de desconto para pagamento à vista. 

Suzano 

Já a Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças de Suzano informou que haverá apenas a correção exigida por lei com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de 2024, fixado em 4,76%.

Segundo a prefeitura, os carnês começarão a ser enviados a partir de fevereiro, sendo que o primeiro vencimento está programado para o dia 15 de março, mesma data para pagamento da cota única com 5% de desconto. Já o carnê em PDF poderá ser acessado no site da prefeitura (https://suzano.sp.gov.br/) a partir da próxima segunda-feira (20).

Itaquá

Como em Suzano, o aumento em Itaquá será de 4,76%, conforme Decreto 8.431 de 13 de novembro de 2024. A prefeitura explicou que os carnês começarão a ser enviados no inicio de fevereiro, e o pagamento digital pode ser feito por meio de aplicativo dos bancos conveniados. A lista está disponível pelo link: itaquaquecetuba.sp.gov.br/bancos-credenciados.

Maiores percentuais

Em Guararema, o IPTU para 2025 deverá ter correção de aproximadamente 4,8%, conforme inflação apurada para o período, de acordo com a administração municipal. Segundo a prefeitura, a data do envio dos carnês físicos será divulgada em fevereiro, bem como a disponibilização de forma digital. 

O percentual é semelhante a Arujá, que também informou que a correção foi feita a partir da inflação (IPCA Novembro - Acumulado 12 meses), com o percentual de 4,87%. Segundo a administração municipal, a primeira parcela vencerá em 10 de fevereiro e o vencimento da parcela única teve como prazo a última quarta-feira (15). O desconto para o pagamento à vista foi de 5%.