O prefeito eleito de Suzano, Pedro Ishi (PL), divulgou mais dois de seus secretários municipais para a gestão 2025-2028 nesta sexta-feira (20). Um deles é Francisco Balbino, policial militar da reserva e atual diretor de Gabinete que substituirá o interino Afrânio Evaristo da Silva na Secretaria de Segurança Cidadã. O advogado Renato Ferraris será o novo titular da pasta de Assuntos Jurídicos.
A escolha do futuro chefe do Executivo para a Segurança tem como principal motivo a manutenção do trabalho que, entre uma série de conquistas e avanços no tocante ao bem-estar da população, tornou Suzano a quarta cidade do Brasil no quesito gestão em segurança, segundo pesquisa de novembro de 2024 da Macroplan Consultoria e Analytics.
Natural de Suzano, Balbino, também formado em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), acumulou uma série de trabalhos junto à corporação com anos de patrulhamento ostensivo e integração na Força Tática, contribuindo também para a formação de novos profissionais na Polícia Militar antes de integrar o poder público como diretor no Gabinete do Prefeito Rodrigo Ashiuchi, em 2020. Desde então, suas funções incluíram a assessoria às agendas diárias do chefe do Executivo.
Agora, ele assumirá o setor responsável por grupamentos da Guarda Civil Municipal (GCM) como a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), a Ronda Ostensiva com Motocicletas (Romo), o Canil e o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), além da Defesa Civil, com a missão de seguir o caminho de avanços deixado por seu sucessor. Sob a gestão de Afrânio Evaristo da Silva, a pasta propiciou a melhor capacitação do efetivo da GCM; a melhoria dos equipamentos; a potencialização do patrulhamento e do sistema de vigilância remota na cidade; e a instalação de novas bases nas regiões do Boa Vista e do Jardim Casa Branca.
O futuro secretário explica que o trabalho ostensivo no suporte à prevenção e ao combate da criminalidade vem evoluindo cada vez mais e, com a confiança de Pedro Ishi, o compromisso com o cidadão seguirá cada vez maior. “Ao longo desses anos trabalhando no setor da segurança, seja enquanto policial militar ou na gestão municipal, agreguei muitos conhecimentos que colaborarão com uma cidade ainda mais patrulhada pela nossa GCM e, claro, pelas forças estaduais, com quem temos ótima relação. Conheço muito bem o Pedro Ishi e sei que a segurança é um dos seus focos. Por isso, juntos, vamos trabalhar para garantir ainda mais tranquilidade e bem-estar ao suzanense ao longo do mandato”, afirmou.
Pedro Ishi aponta que a confirmação de Balbino no cargo representa a continuidade de um trabalho sério. “A segurança pública é um setor que requer alta perícia não apenas do nosso efetivo nas ruas, mas também de seus gestores, e eu, assim como o prefeito Rodrigo Ashiuchi, confio no Balbino para cumprir este papel na secretaria. Potencializar o trabalho de vigilância às famílias é uma prioridade, motivo pelo qual eu afirmo com total certeza que, com ele à frente da pasta, nossa Secretaria de Segurança Cidadã evoluirá cada vez mais”, destacou.
Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou que o setor contará com importantes novidades ao longo da gestão Pedro Ishi, portanto, ter um nome com ampla capacidade e experiência é crucial. “Em breve, a pasta terá uma nova sede de operações no Jardim Miriam, uma localização estratégica. Além disso, Suzano também deve contar com o inédito Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) até 2026, o que nos garantirá um policiamento ainda mais preparado na cidade. Estou convicto de que o Pedro Ishi escolheu a melhor opção para assumir a pasta em seu mandato”, finalizou.
Assuntos Jurídicos
Formado em Direito pela Universidade Braz Cubas (UBC), com pós-graduação em Direito Eleitoral e Gestão Municipal e especialização nas áreas de Direito Civil, Contratos, Direito Ambiental, Direito Criminal e Tribunal do Júri, o advogado Renato Ferraris foi um dos colaboradores das campanhas eleitorais de Rodrigo Ashiuchi e Pedro Ishi, tendo, inclusive, sido chefe de Gabinete do futuro prefeito quando este voltou à Câmara, em 2024.
Indo para a sua primeira experiência na administração pública municipal, Ferraris soma uma série de trabalhos na advocacia particular e empresarial, tendo sido membro dos departamentos jurídicos de grupos como Hospital Ipiranga, Ampla Saúde e antigo banco HSBC, vindo a operar o próprio escritório de 2010 em diante. Agora, seu novo desafio é assumir a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, responsável por uma série de atribuições, como a representação judicial e extrajudicial do município e a fiscalização de projetos e contratos nos quais a administração deve tomar parte.
Ferraris afirma estar extremamente honrado com a nomeação, relatando que o comprometimento em prol do bom funcionamento dos processos dentro da gestão será um de seus principais focos. “Assumir uma pasta como essa representa a possibilidade de contribuir para a evolução da nossa cidade, afinal, uma boa administração municipal passa diretamente pela segurança jurídica para agir em conformidade com a lei e, claro, para assegurar melhorias aos suzanenses. Agradeço ao Pedro Ishi pela oportunidade. Seguiremos juntos no caminho do progresso”, pontuou.
Já Pedro Ishi ressalta que o advogado mostrou-se gabaritado para assumir seu primeiro cargo público no Executivo ao trazer o conhecimento técnico necessário para a função. “O setor jurídico de uma prefeitura tem uma ampla movimentação, não apenas de processos internos, como também em situações de origens externas, afinal, também trabalharemos para defender os interesses dos suzanenses. Com várias experiências no setor privado, sei que o Renato Ferraris fará um ótimo trabalho ao nosso lado, por isso, escolhi convidá-lo para o cargo”, comentou.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi, por sua vez, agradeceu a contribuição de José Serafim da Silva Junior, que foi titular da pasta ao longo do último ano de sua gestão. “O Serafim colaborou grandemente conosco enquanto líder do setor. Somos muito gratos pelos seus serviços. O Renato Ferraris é uma pessoa que conheço há muitos anos, sendo um advogado em quem também tenho plena confiança, não só por seu caráter e sua integridade, como também pela capacidade técnica”, finalizou.