A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal passará a ser comandada pela advogada e especialista em gestão municipal e sustentabilidade, Patrícia Cesare. O anúncio integra a lista dos últimos secretários que faltavam para completar a equipe da gestão 2025-2028 na Prefeitura de Mogi das Cruzes. À frente do Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes (Iprem), ficará o advogado e coronel da Polícia Militar, Felício Kamiyama.

“Chegamos à reta final do nosso processo de transição e dos preparativos para assumirmos efetivamente a gestão municipal. É uma alegria muito grande anunciar para a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal uma mulher com mais de 25 anos de experiência em legislação e 16 anos de atuação no setor público, focada em políticas ambientais, sustentabilidade e preocupada com a causa animal. Vamos avançar muito nesta área”, adianta a prefeita eleita. 

Patrícia também foi diretora da Regional de Assistência Social do Estado e do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria do Verde de Mogi das Cruzes. Comandou ainda a diretoria do Departamento de Uso e Ocupação do Solo da Secretaria de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Mogi e foi chefe de Divisão, atuando como advogada na Secretaria de Assuntos Jurídicos, Desenvolvimento Econômico e Social da cidade.

“A Dra. Patrícia esteve conosco durante todo o processo de transição de governo, está preparada e com bons projetos para avançarmos não só em preservação ambiental, mas em políticas públicas que garantam o desenvolvimento sustentável da cidade”, reforçou o vice, Téo Cusatis.

Já Kamiyama ficará responsável por gerenciar o Instituto de Previdência da cidade, reorganizar as contas públicas e garantir a manutenção dos direitos dos servidores municipais. “Selecionamos um advogado altamente capacitado para cuidar dos nossos servidores. O coronel Kamiyama entende muito de gestão pública e conhece a nossa cidade, os nossos funcionários e sabe do compromisso de trabalho que temos com cada um deles”, reiterou a prefeita. 

Advogado por formação, Kamiyama é especialista em Direito Penal e Processo Penal Militar, em Legislação de Trânsito Urbano e Rodoviário. Também é mestre em Ciências Policias de Segurança e Ordem Pública. Exerceu por 32 anos a função de Gestor Operacional do Patrulhamento Ostensivo e de preservação da Ordem Pública em São Paulo, Guarulhos e Região do Alto Tietê. Foi juiz militar no Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, diretor de trânsito e coordenador operacional de Modais de Transporte da Prefeitura de Mogi das Cruzes, coordenador de Defesa Civil das regiões do Alto Tietê e Guarulhos, no Governo do Estado de São Paulo, e chefe de gabinete na Câmara dos Deputados. 

Nesta nova função, ele será responsável por sanar as dívidas deixadas pela atual gestão - mais de R$ 41 milhões deixaram de ser pagos pela Prefeitura Municipal, segundo dados apurados pela equipe de transição de governo até o dia 30 de novembro deste ano. “Temos muitos desafios à frente, mas temos também disposição para o trabalho e uma equipe competente para superar os desafios e reconstruir Mogi das Cruzes”, completou Téo.