Entre janeiro e novembro de 2024, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou 9.563 castrações de cães e gatos de maneira gratuita. Trata-se de um recorde de procedimentos de esterilização se comparado aos anos anteriores: 6.766 castrações em 2023, 5.138 cirurgias em 2022, 4.765 em 2021. Os números foram apresentados durante reunião na Câmara Municipal, realizada na noite de quinta-feira (28) e que reuniu representantes do Legislativo, da Administração Municipal e sociedade civil (protetoras e simpatizantes da Causa Animal).

"Foi um movimento crescente, resultado de ações e medidas em prol da Causa Animal", sintetizou a vereadora Fernanda Moreno. "Em dois mandatos, isto é, em oito anos de muito trabalho, foi intensa a busca por investimentos e implantação de políticas públicas pelo poder público. Felizmente estamos colhendo bons resultados, melhorias nos serviços públicos para os animais, o que tem tornado Mogi referência neste segmento em toda a nossa região", completa a parlamentar que, em sua prestação de contas, apresentou uma cronologia desde 2016, um pouco antes de ingressar como vereadora na Câmara Municipal, até novembro deste ano.

"No início era muita burocracia para castrar: tinha de assistir palestra, apresentar carteira de vacinação, algo que não funcionava muito, em termos de adesão", comentou Fernanda, mostrando que durante o ano de 2016 foram feitas 2.865 em castração. "Em 2017, logo que assumi como vereadora procurei mostrar o quanto era complicado esse sistema, ainda mais para as protetoras. Aí as coisas começaram a evoluir", contou Fernanda, que entre 2017 e 2018 conseguiu convencer a administração municipal a terceirizar o serviço de castração: uma empresa foi contratada.

Com isso e outros serviços, como mutirão de castração, desburocratização do sistema (sem palestra), só ouve melhorias, reforça ela, informando o seguinte balanço: 3.585 castrações em 2017, 4.671 durante o ano de 2018; outras 6.342 em 2019; e seguiu uma média de 4 a 5 mil castrações entre 2020 e 2021. Já em 2022 e 2023 o número de cirurgias de esterilização em cães em gatos passou para 5.138 e 6.766 respectivamente.

"Foi uma reunião muito significativa. Além de apresentar os avanços conquistados, esclarecemos muitas dúvidas relacionadas à causa animal em nosso município. A Aline, representante do NUBEA, trouxe esclarecimentos fundamentais sobre as demandas da causa animal, sanando diversas dúvidas dos presentes e reforçando a importância de estarmos unidos por essa causa", avaliou Fernanda.

"Encontros como esse são essenciais para juntarmos forças e fazer ainda mais pelos animais da nossa cidade.  O ano de 2025 está batendo na porta e quando ela abrir, quero entrar com ainda mais disposição para transformar vidas!", finaliza.

"Durante o encontro, tive a oportunidade de mostrar o quanto avançamos em políticas públicas para os animais. É gratificante olhar para os últimos dois mandatos e ver que conseguimos alcançar o marco de 43.719 castrações nos últimos 8 anos. Sei que ainda temos muito a melhorar, mas seguimos dando um passo de cada vez, com determinação e compromisso".