O Instituto Julio Simões, braço social da Simpar, premiará alunos e professores de escolas públicas da região que participaram de um concurso de redação inspirado pela história de Julio Simões, empresário que deu origem ao Grupo. A cerimônia ocorrerá nesta terça-feira (3), às 10h, no auditório do Centro de Memória e Cultura, situado na sede da Simpar, em Mogi das Cruzes, e conclui o cronograma anual de visitas escolares ao espaço da empresa. 

Durante o evento, serão reconhecidos os autores das três melhores redações, que foram avaliadas por uma comissão julgadora. O primeiro colocado ganhará um notebook, o segundo receberá um tablet e o terceiro levará um smartphone. Os professores serão igualmente premiados, em reconhecimento às suas contribuições como educadores e agentes transformadores. 

Ao todo, 94 turmas e 2.751 alunos do 4º ano do ensino fundamental da rede pública de Mogi participaram das visitas ao Centro de Memória no decorrer do ano. Os estudantes puderam conhecer a história do Grupo Simpar e de seu fundador, Julio Simões, além de aprender um pouco mais sobre migração, relação campo-cidade, transformação de matérias-primas pela indústria e outros temas relacionados à história do empresário.  

Depois das visitas, os alunos foram convidados para participar de um concurso de redação realizado pelo Instituto, com o tema “Os caminhos que devo seguir para realizar meu sonho”. Os textos precisavam retratar o sonho do aluno, considerando o que ele aprendeu no Centro de Memória. Cada turma participante poderia enviar as duas melhores redações. Ao todo, o concurso recebeu um total de 110 redações, representando 38 instituições de ensino. 

“O concurso é uma maneira de recompensar o empenho dos alunos, inspirando-os para o futuro. O Sr. Julio quis ter o próprio negócio e, mesmo diante das dificuldades, não desistiu de alcançar seus objetivos. Imigrante português, sua história de dedicação e superação, ligada ao desenvolvimento de Mogi, encoraja as pessoas a olharem além das limitações. Esse é o principal objetivo das visitas”, comenta Bia Andari, gerente do Instituto Julio Simões, responsável por direcionar os investimentos sociais da Simpar. 

As redações possuem um papel muito importante para o Instituto, pois, ajudam a compreender o quanto as crianças foram impactadas pela mensagem de que, através do trabalho e bons valores, poderão alcançar seus objetivos. 

Instituto Julio Simões 

Fundado em 2006 pelo imigrante português e fundador da SIMPAR, Julio Simões, o instituto homônimo desenvolve projetos socioculturais próprios e em parceria com outras ONGs, além da manutenção de um Centro de Memória e Identidade Julio Simões que traz, por meio da trajetória do empresário, um retrato da evolução da logística no país nos últimos 70 anos. A instituição tem apoiado dezenas de ações culturais e sociais em todo o país. Em 2023, os projetos do instituto impactaram mais de 28 mil pessoas em todo o Brasil. Visite nosso site e conheça mais sobre nossos projetos: www.institutojuliosimoes.org.br