Mais de 150 jovens de diferentes bairros da cidade participaram na noite da última terça-feira (17/12) da formatura da 5ª edição do Empodera Juventudes, iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. O evento lotou o auditório do Cemforpe, que recebeu também familiares, empresários da cidade, representantes de instituições de ensino e autoridades.
O Empodera Juventudes já formou mais de mil jovens de 20 bairros da cidade, ao longo de dois anos. O curso fortalece o projeto de vida dos jovens, preparando-os para o mercado de trabalho e o futuro. Participam alunos de escolas públicas, entre 15 e 24 anos de idade.
Nesta edição foram atendidos jovens de Braz Cubas, Botujuru, Biritiba Ussú, Jardim Camila, Centro, Cezar de Souza, Conjunto Santo Ângelo, Jundiapeba e Vila Brasileira.
Em quatro meses de curso, os jovens tiveram atividade sobre Formação Cidadã, Agenda 2030 e Competências Sócio Emocionais, Mundo do Trabalho e Projeto de Vida. Também conheceram de perto empresas da cidade que apoiam a iniciativa.
Para Claudemir de Menezes, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, o Empodera Juventudes deu um importante passo em aproximar os jovens das empresas. “Este contato com as empresas da cidade é fundamental para que os jovens entendam como é o mercado de trabalho e já possam projetar seu futuro profissional. Nós agradecemos às empresas parceiras que acreditam no programa e que, inclusive, acabam contratando alguns alunos”, disse.
O evento teve a presença de Eduardo Tsukahara, presidente nacional da NGK/Niterra, Marcos Odashima, proprietário da Oishii, Tatiane Nascimento, professora do Centro Universitário Braz Cubas, Priscila Tanihara, do Sebrae, Francisco Reberti da AGCO, Leonardo Puerta do Senac, John Hendriu da Associação de Engenheiros e Arquitetos.
A cerimônia também contou com a apresentação do grupo de dança Shakese Crew.