Com o objetivo de impulsionar as vendas para a 5ª edição do "Mega Natal Artesanal", que será realizada entre os dias 6 e 23 de dezembro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego realizou, nesta segunda-feira (2/12), no anfiteatro Orlando Digenova, no interior do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, no centro, uma capacitação para 40 artesãos cadastrados pela Prefeitura de Suzano para apresentar conteúdos sobre atendimento aos clientes e precificação de produtos. 

A orientação foi conduzida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que reforçou práticas que devem ser adotadas no contato com os consumidores, para transmitir segurança e confiança no momento da compra.

A formação trouxe para este grupo conhecimentos sobre estratégias diversificadas de vendas que incluem, por exemplo, o marketing sensorial, uma estratégia atrelada aos sentidos dos clientes como a música ambiente e a decoração envolvida no estande onde são expostos os produtos. Os ensinamentos compartilhados na oportunidade buscaram mostrar as diferentes etapas associadas ao relacionamento com o consumidor, como a curiosidade pelas peças de artesanato e as dúvidas em relação à conservação dos itens e opções de compra.

Aos presentes, foi mostrada a importância de perceber o chamado "timing" para fechar a compra, observando as reações dos consumidores. Neste sentido, também foi solicitado que todos prestassem atenção ao perfil de cada cliente para perceber se há menor ou maior sensibilidade com relação ao preço dos produtos. Os descontos, em cada caso, devem ser oferecidos de acordo com a negociação que está sendo desenvolvida. Por fim, foi colocada em pauta a valorização que deve ser dada à singularidade das peças artesanais, apresentando os benefícios e os aspectos únicos dos produtos que estão sendo expostos.

Todas as lições poderão ser aplicadas nos três polos de vendas que receberão o "Mega Natal Artesanal" deste ano. No Glicério Boulevard (General Francisco Glicério, 1.145 - Centro), a feira funcionará entre segunda-feira e sábado, das 10 às 20 horas; no antigo Restaurante Popular (rua Dr. Felício de Camargo, 622 - Centro), a atividade também ocorrerá de segunda a sábado, mas de 10 às 19 horas; e no Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 - Jardim Imperador), os produtos estarão em destaque aos domingos, das 9 às 17 horas.

A coordenadora de Artesanato da pasta, Vanessa Cury, afirmou que essa formação é realizada ao menos duas vezes por ano para contemplar os artesãos cadastrados pela Prefeitura de Suzano. "Teremos aproximadamente cem artesãos no 'Mega Natal'. Desse total, 60 já tiveram acesso à capacitação e agora convidamos os outros 40 para receber as mesmas instruções. São estratégias importantes que aumentam o conhecimento dos profissionais sobre a melhor forma de lidar com os anseios de cada cliente, para que não percam vendas", frisou a coordenadora.

O secretário André Loducca destacou que a pasta tem dado o suporte necessário para que os profissionais possam se qualificar e consolidar os negócios. "Acompanhamos a trajetória de cada um e sabemos das habilidades que eles têm. Para que possam ser cadastrados, eles nos mostram que possuem as condições necessárias para desenvolver esse trabalho. A partir daí, buscamos aumentar suas possibilidades de expor os produtos em feiras de Suzano e em outros municípios, proporcionando capacitações devidas para que o negócio prospere com boas vendas em cada evento", definiu.