Nesta sexta-feira (6), a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará a 2ª Olimpíada Cultural de Mogi das Cruzes, no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira - Tuta. Serão apresentados os três melhores projetos dos segmentos de artes visuais, audiovisual, criação e apresentação literária, dança, música, patrimônio histórico e teatro de instituições do Ensino Fundamental II (6ª a 9ª série) e do Ensino Médio da rede pública de ensino de Mogi das Cruzes, Salesópolis e Biritiba Mirim. Com início a partir das 8 horas, a cerimônia tem entrada gratuita.
A Olimc é uma ação idealizada especialmente para alunos da rede estadual de ensino, que tem o objetivo de incentivar a descoberta e valorização dos talentos artísticos e dos interesses culturais. A ação conta com a parceria da Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes e proporcionará uma vitrine das artes produzidas por estudantes, onde neste ano o tema escolhido para o desenvolvimento dos trabalhos dos estudantes foi Inclusão e Paz.
As inscrições de projetos foram aceitas no período de 26 de abril a 5 de julho deste ano. Ao todo, foram inscritas 74 propostas artísticas estudantis diversas de 25 escolas estaduais da região, totalizando 619 alunos participantes.
1ª Olimpíada Cultural de Mogi das Cruzes
A edição de 2023 da Olimc trouxe como tema principal os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) que buscou promover ações em prol de um mundo mais justo, igualitário e sustentável. Com essa temática, a Olimc dos ODS propôs envolver os estudantes, sobretudo adolescentes e jovens, mas também os adultos das turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) em discussões e atividades que visassem a conscientização e a busca por soluções para os desafios globais enfrentados naquele ano.
O evento foi um sucesso e contou com a participação de 25 escolas de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis, com a inscrição de 49 projetos e um total de 432 estudantes envolvidos. Foram aceitas propostas nos segmentos de artes visuais, audiovisual, criação e apresentação literária, dança, música, patrimônio histórico e teatro.
Os três primeiros colocados de cada segmento receberam um troféu pela participação e foram apresentados os projetos finalistas de dança, música e teatro, em dezembro do último ano, no Centro de Formação Pedagógica (Cemforpe).
O primeiro colocado em artes visuais reabriu as portas da Galeria Wanda Barbieri com a exposição "Raízes e Asas: o legado artístico de Mogi em evolução", em abril de 2024. Já as apresentações dos primeiros colocados nos segmentos de audiovisual, dança, teatro e música foram realizadas em maio deste ano, no Theatro Vasques, com entrada gratuito para o público interessado.
É válido destacar que todos as quatro escolas que tiveram destaque nas duas primeiras posições do segmento música, gravaram e receberam suas produções musicais feitas no Estúdio Municipal de Áudio e Música.
Como forma de incentivo, os primeiros colocados dos segmentos de de audiovisual, dança, teatro e música se apresentaram no Theatro Vasques, em maio deste ano, com um público de aproximadamente 300 pessoas que lotou o teatro municipal.
Serviço
(Programação sujeita a alterações. Ação com entrada franca)
2ª Olimpíada Cultural de Mogi das Cruzes - Edição 2024
Data: 6/12 (sexta-feira)
Horário: das 8 às 12 horas
Local: Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira (R. Professor Ismael Alves dos Santos, s/nº - Nova Mogilar)