Alunos da EM Antônio Nacif Salemi, no Alto do Ipiranga, foram os primeiros a participar do programa Bombeiro na Escola em Mogi das Cruzes, uma iniciativa do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo com apoio da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. A formatura das primeiras turmas aconteceu na última sexta-feira (08) nos períodos da manhã e tarde. O evento contou com a participação das famílias, equipe escolar e autoridades.

Cerca de 120 alunos dos 4º e 5º anos da escola participaram do programa. A secretária de Educação, Marilu Beranger, parabenizou os alunos e destacou a importância do programa para a comunidade. “Vocês são os primeiros a participarem deste programa no nosso município. Esperamos que esta seja apenas a primeira de muitas turmas que ainda virão, levando o conhecimento sobre segurança e prevenção de acidentes também para a comunidade. Que este seja um marco para todos nós”, disse. 

Diego Tonon, 1º Tenente PM e comandante das Estações de Mogi das Cruzes, convidou os estudantes a compartilhar o que aprenderam no curso. “Repliquem esse conhecimento aos seus pais, tios, irmãos e amigos. Memorizem o número do Corpo de Bombeiros, pois agora vocês sabem como agir em situações de emergência”. Tonon também ressaltou a formação, que será concluída neste ano, para 3,2 mil profissionais da Educação pelo programa. 

As aulas na escola foram ministradas pelo bombeiro educador Cabo PM Edilson Barbosa dos Santos, do Primeiro Subgrupamento de Bombeiros (17º Grupamento de Bombeiros), que falou sobre os próximos passos do programa. “No final do ano, teremos mais uma formação, que atenderá 850 crianças. Preocupado com a prevenção, o Corpo de Bombeiros está desenvolvendo também uma plataforma virtual de ensino e aprendizagem, com cursos gratuitos de primeiros socorros, prevenção de incêndios e segurança para jovens”.

Durante o evento, foram entregues os certificados de conclusão do curso e os alunos destaque das turmas foram homenageados. A escola também recebeu a visita de um carro da corporação e do mascote do programa As aulas do Bombeiro na Escola são sobre situações de emergência, prevenção de acidentes, riscos do fogo, diferença entre animais peçonhentos e venenosos, primeiros socorros e cuidados com o meio ambiente. Além da teoria, o curso têm atividades práticas de forma lúdica, resultando em um aprendizado eficaz  e que reflete para a vida dos alunos e a comunidade. O programa segue o padrão do Estado de São Paulo, incluindo material didático elaborado por bombeiros e especialistas.

O resultado do programa recebeu elogios dos pais e da gestão da unidade escolar. “Este momento é muito importante para todos nós. Nossa preocupação é sempre melhorar a vida dos nossos alunos. Buscamos fortalecer o crescimento educacional e pessoal deles”, afirmou a diretora Deise Cardoso. “As crianças precisam aprender sobre segurança e primeiros socorros, até para ajudar uma pessoa idosa em casa ou os próprios pais. Acho ótimo esse programa”, disse Fernanda Aparecida Siqueira, mãe da aluna Lara Siqueira, 9 anos.

A cerimônia contou com a presença da diretora do Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação, Tatiane Costa, que esteve acompanhada por Gisele Aparecida Ribeiro de Faria, da supervisora de ensino Vera Lúcia Silva Santos. Pela escola, a professora Giovana da Anunciação de Sousa e da funcionária Cássia Aparecida Gomes completaram a mesa solene da formatura.