Na última terça-feira (26), a prefeita eleita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), anunciou em suas redes sociais mais dois integrantes do futuro secretariado. O coronel Gilberto Tsutomu Ito, com mais de 30 anos de experiência na Polícia Militar, será o secretário municipal de Segurança Pública a partir de 2025.
Além disso, a prefeita eleita revelou que a Guarda Civil Municipal (GCM) Thaís Nascimento ocupará o posto de secretária-adjunta da pasta. O vice-prefeito eleito Téo Cusatis destacou no vídeo publicado nas redes sociais que ela é a primeira GCM é a ser secretária-adjunta na cidade.
“Eu não tenho dúvidas de que essa parceria trará resultados que farão a diferença na vida de cada mogiano e mogiana”, afirmou a futura prefeita em sua postagem nas redes sociais.
Secretário
Ito ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) em 17 de janeiro de 1994, sendo declarado Aspirante a Oficial em 6 de dezembro de 1997. Ao longo de sua trajetória, foi promovido a tenente, capitão, major, tenente-coronel, e para coronel, o que ocorreu no último dia 8, quando passou para a reserva.
Graduado e com Mestrado em Ciências Policiais em Segurança e Ordem Pública, o novo secretário de Segurança foi comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, sediado em Suzano, e nos últimos meses esteve à frente do 17º Batalhão, em Mogi. Ele também é pós-graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul.
Prefeita
Nesta quarta-feira (27), Mara se reuniu com a diretoria da Clínica Diaverum, referência em hemodiálise na cidade de Mogi das Cruzes e região. Acompanhada de Cusatis, e do presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, o vereador reeleito José Francimário Vieira de Macedo, o Farofa, a prefeita eleita conheceu a estrutura dos serviços prestados pela Diaverum e apontou as principais demandas para melhorias no atendimento a pacientes renais, com foco na diminuição do tempo de espera por vagas em atendimento ambulatorial pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que atualmente chega a três meses.
O grupo, recebido pela gestora operacional da Diaverum, Márcia Martins, o diretor comercial Sérgio Sanches, o diretor clínico Rogério Matsuda e o diretor de compliance Renan da Costa Oliveira, discutiu planos para expansão do serviço, que beneficiará diretamente a população da cidade.