O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) Alto Tietê recebeu, nesta quinta-feira (28), a prestigiada Challenge Coin, honraria concedida pelo 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros a instituições e pessoas que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da corporação. Ao longo de mais de 30 anos, o CIESP Alto Tietê tem sido parceiro dos Bombeiros no Plano de Auxílio Mútuo (PAM), que atua na prevenção e no combate a emergências na região.
A Challenge Coin foi entregue ao diretor regional do CIESP Alto Tietê, José Francisco Caseiro, que enfatizou a importância dessa colaboração. "O Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais importantes do nosso Estado. No Alto Tietê, o PAM é um exemplo claro da força dessa parceria, que fortalece a união das entidades e contribui para a segurança da região. A indústria tem sido uma grande parceira e apoiadora da corporação.
Receber essa homenagem é um reconhecimento de que estamos no caminho certo, além de um lembrete da nossa responsabilidade em criar um território cada vez mais seguro e próspero", afirmou Caseiro ao lado do gerente regional do CIESP Alto Tietê, Manoel Camanho, que também recebeu a honraria.
A cerimônia de entrega ocorreu na sede do 17° Grupamento do Corpo de Bombeiros, em Mogi das Cruzes, e contou com a presença de autoridades da região, como o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e o prefeito eleito do município, Pedro Ishi, além de outros líderes do Alto Tietê. O comandante do 17º Grupamento, tenente-coronel Márcio César Carnevale, foi o responsável pela entrega da honraria.
A Challenge Coin é uma tradição militar que reconhece a contribuição das entidades e pessoas que auxiliam de forma significativa no trabalho do Corpo de Bombeiros. A moeda, cunhada com elementos representativos do Alto Tietê, como a imagem do rio Tietê e o torii — símbolo das fortes ligações da região com os imigrantes japoneses —, além das insígnias da corporação e o escudo do Estado de São Paulo, simboliza a importância da união para a construção de uma região mais desenvolvida e segura.
Plano de Auxílio Mútuo
O PAM Alto Tietê tem como objetivo estabelecer diretrizes e promover a integração entre indústrias e entidades, como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. O grupo atua em emergências como incêndios, vazamentos de substâncias tóxicas e outros incidentes que possam causar danos às pessoas, ao patrimônio e ao meio ambiente. Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se treinamentos periódicos, simulados, visitas técnicas, intercâmbio de informações e o apoio técnico de profissionais especializados em emergência e segurança do trabalho.