Mogi das Cruzes irá receber, no dia 23 de novembro, a primeira conferência sobre cannabis medicinal do Alto Tietê. Realizado pelo Instituto Viver Ítalo, o congresso "Cannabis + Saúde", contará com palestras voltadas para a capacitação de profissionais e estudantes da área da saúde sobre tratamentos à base de cannabis. Além disso, haverá uma feira com exposição de óleos produzidos a partir da planta medicinal. O evento será no Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio), das 10 às 20 horas. As inscrições estão abertas.  

Segundo a presidente do Instituto, Emília Santos Giovannini, o congresso busca apresentar aos estudantes e profissionais da saúde, principalmente médicos, estudos científicos que comprovam a eficácia e segurança da cannabis no tratamento de diversas doenças. De acordo com ela, atualmente há poucos médicos prescritores, mesmo com a liberação de medicamentos com canabidiol pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Para ela, os profissionais ainda têm receio de prescrever esses medicamentos em razão da desinformação e da falta de estudos. "É por esse motivo que a gente quer fazer esse congresso, para que esses médicos não fiquem com esse pensamento. Perante provas e estudos científicos, a gente pode convencer que é um tratamento seguro, pois eles não têm efeito colateral que possa prejudicar o paciente", afirmou Emília. 

A feira com a participação de laboratórios e empresas parceiras, de acordo com a presidente do instituto, ocorrerá no mesmo horário das palestras. 

"São com eventos como esses que vamos travando essa luta para vencermos esse preconceito, e assim levando informações corretas. A importância é mostrar que temos diálogo para levar informações para todos os públicos, médicos, farmacêuticos, enfermeiras, pois cannabis não é apenas para uso recreativo, pelo contrário", salientou Emília.

Palestras

O Congresso terá como palestrantes a neurologista clínica Fernanda Moro; a médica Grace Lopes; a farmacêutica Margarete Kishi; os advogados Antonio de Padua e Roberta Souza; a médica generalista Shadia Sharaf; as veterinárias Aline Mendes, Telma Florio, e Caroline Campagnone; os médicos psiquiatras João Cruz e Wilson Lessa; as professoras Micheline Donato e Eliana Rodrigues; Fernanda Peixoto, representando a Associação Maria Flor; Enor Machado, da Associação Flor da Vida, e representantes dos laboratórios HempVegan, USA Hemp, Revivid, Equilibra. Os deputados federais Caio França e Sâmia Bonfim, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar Paulo Teixeira e a senadora Mara Gabrilli também irão palestrar.

O Congresso Cannabis + Saúde conta com apoio do Sincomércio, Aflora, Equilibra, Flor da Vida, Hemp Vegan , Maria Flor, Remalar, Revivid, Souza Parking e USA Hemp.

Serviço

O evento acontecerá presencialmente, com 70 vagas disponíveis, e com transmissão on-line, sem limite de vagas. O Sincomércio está localizado na rua Coronel de Souza Franco, n° 74, no Centro. O valor das inscrições varia entre R$ 100 e R$ 320, com desconto para compras pelo perfil @institutoviveritalo no Instagram. Mais informações estão disponíveis no site do Instituto.

*Texto supervisionado pelo editor.