Os constantes investimentos realizados pela Prefeitura de Guararema na Educação estão gerando resultados significativos. Na categoria "Anos Iniciais", que abrange do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a Rede Municipal de Ensino de Guararema conquistou nota 7,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente a 2023, colocando a cidade entre as melhores do Brasil e garantindo o primeiro lugar no Alto Tietê, no Vale do Paraíba e na Região Metropolitana de São Paulo (Grande São Paulo).

Com essa nota, Guararema se destaca como a 25ª melhor entre mais de 5.500 municípios do país e a 9ª melhor entre todas as 645 cidades do Estado de São Paulo. O resultado também coloca a Educação de Guararema 1 ponto acima da média estadual e 1,5 ponto acima da média nacional na categoria Anos Iniciais (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) da Rede Pública.

A avaliação divulgada pelo Ministério da Educação em agosto considera o desempenho dos estudantes do 5º ano de todas as escolas municipais de Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática, refletindo todo o planejamento, esforço e dedicação dos alunos, pais, professores, da Secretaria Municipal de Educação e toda a Administração Municipal.

"Em Guararema, a Educação sempre vem em primeiro lugar. Isso é algo que reafirmo constantemente. Esta nota é uma prova disso. É a maior nota já conquistada pela cidade e reflete nosso cuidado e carinho com nossas crianças", afirma Zé.

Além de infraestrutura de ponta nas escolas, os investimentos em capacitação dos profissionais da Educação e a entrega de materiais e uniformes de qualidade às crianças, garantem um nível elevado de qualidade e excelência.

 "O legado da nossa Educação começou com a dona Conceição. Tivemos continuidade com os hoje deputados André do Prado e Marcio Alvino, e também com Adriano Leite. Atualmente, esse compromisso segue com grande empenho e dedicação de todos os profissionais para que o ensino seja cada vez melhor em Guararema", aponta a secretária municipal de Educação de Guararema, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.

Nos últimos anos, com exceção de 2020, que foi impactado pela pandemia de Covid-19, Guararema registrou crescimentos consideráveis. Em 2013, a nota foi 5,7; em 2017, 6,6; em 2019, 7,2; e em 2023, a mais alta de toda a história: 7,5.

Exemplos de prédios escolares diferenciados são as seis novas escolas erguidas na atual gestão, sendo três já entregues: "Professora Áquie Erruzo de Lara", no Nogueira; "Professora Cleide Usier Hernandes", no Jardim Dulce; e "Professora Alice Moura Rodrigues", no Parateí. As outras três estão em obras: "Professora Consuelo Apparecida Tavares Neme", no Morro Branco/Brejo Seco; "Professora Olga Oliveira Freire", no D'Ajuda/Vale dos Eucaliptos; e "Professor João Raphael de Lara Netto", no Nogueira.