A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) levará nesta quarta-feira (16) a “Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental” para 83 cidades participantes do Programa Município Verde Azul, incluindo Arujá e Itaquaquecetuba. O filme a ser exibido é “Solo Fértil”, com a brasileira Gisele Bündchen e os atores americanos Woody Harrelson e Patrícia Arquette. Também haverá um debate sobre o tema. O evento já impactou mais de 10 mil espectadores em suas edições anteriores.

O evento é em comemoração ao Dia da Alimentação, celebrado nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, por isso, a escolha pelo filme “Solo Fértil”, seguido de palestras e um debate. A entrada é gratuita e aberta ao público. Em Itaquá, a exibição será no campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), localizado na rua Primeiro de Maio, 500, bairro Estação. Já em Arujá, segundo o Governo do Estado, o local seria definido pela Prefeitura. 

Os filmes da mostra de cinema são exibidos semestralmente desde 2016. Nesta edição, a transmissão nos municípios do Programa Município Verde Azul amplia o debate e aumenta o número de telespectadores. Na abordagem, temas relevantes como conservação do solo, mudanças climáticas, emergência climática, ativismo, agricultura regenerativa, agroflorestal e alimentos orgânicos. Quem participará das palestras e debates pela Semil serão vários especialistas de instituições renomadas, entre elas o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA).

"Solo Fértil" 

O filme "Solo Fértil" reúne agricultores, cientistas e políticos em busca de um modelo sustentável que visa equilibrar o clima, reabastecer os recursos hídricos e alimentar a população mundial. O destaque é a importância da utilização consciente do solo. A obra propõe um novo paradigma, em contraste com a realidade da extração e descarte, alertando sobre a finitude dos recursos e apresentando alternativas para a reutilização