O 3º encontro da Jornada de Informações Sociais (JIS) em 2024, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), foi realizado na última sexta-feira (27/09). O evento, no Cineteatro Wilma Bentivegna, segundo a Prefeitura de Suzano, marcou o lançamento da proposta de atualização do diagnóstico socioterritorial do município.
A prefeitura explicou que a Jornada visa disseminar informações qualificadas e organizadas, em cumprimento à tarefa de vigilância socioassistencial como política pública, subsidiando as ações de educação permanente das equipes, o planejamento da gestão e a avaliação do controle social da rede socioassistencial. O evenot também tem como objetivo ajudar a sociedade a compreender melhor, e com mais detalhes, os serviços e as vulnerabilidades sociais dos territórios da cidade.
Na abertura do evento, no período da manhã, a diretoria de Planejamento Territorial da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação dialogou com os presentes questões como as concepções de organização do território, para a efetivação da cidadania a partir dos bairros. O objetivo foi entender as formas de convergência entre os diferentes setores da administração municipal e as funções complementares na perspectiva da proteção social territorializada.
Já no período da tarde, a prefeitura informou que foi realizada uma atividade participativa com objetivo de sistematizar sugestões, reflexões e considerações para o planejamento do setor de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (GSuas), que terá o diagnóstico socioterritorial como eixo organizador das suas ações em 2025.
De acordo com a administração municipal, a JIS é uma atividade aberta a profissionais, gestores, conselheiros, pessoas usuárias de serviços da assistência social do poder público e das entidades do setor, estudantes, pesquisadores, participantes de movimentos sociais e todas as pessoas interessadas em políticas públicas ligadas ao tema. De acordo com a prefeitura, o ciclo da JIS 2024 é composto de quatro encontros e será concluído em 13 de dezembro.
O encontro, segundo a prefeitura, contou com a presença do titular da pasta, Geraldo Garippo; do responsável pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) do polo Mogi das Cruzes, José Resende Filho; da professora do IFSP, Sivanilza Machado; de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de conselheiros municipais.