O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) recebeu nesta quarta-feira (9) uma delegação de consórcios do estado de Santa Catarina. O encontro teve por finalidade a troca de experiências intermunicipais, buscando sempre o avanço e a inovação para aperfeiçoar os trabalhos já realizados e implementar outras iniciativas. O grupo foi recebido na sede do Condemat+, em Mogi das Cruzes, onde foi apresentado um pouco da história do consórcio e os principais programas e projetos desenvolvidos, e depois conheceu as instalações da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

"Essa troca de experiências é sempre muito edificante e fortalece parcerias. O Condemat+ vem construindo uma importante trajetória no apoio aos municípios e Santa Catarina, historicamente, sempre valorizou a atuação de consórcios. Portanto, temos muito a aprender", destacou o presidente do Condemat+, Vanderlon Gomes.

O intercâmbio foi idealizado pela Oficina Municipal, parceira do consórcio e realizadora do programa Escola de Prefeitos. O Condemat+ foi escolhido, juntamente com o consórcio do Grande ABC, para dividir as experiências de sucesso em seus projetos. Além disso, foram propostos diálogos para fortalecer a capacidade de atuação dos consórcios.

Para Adriana Martins, coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat+, o município precisa ser protagonista de algumas ações e os consórcios viabilizam isso: "Foi uma grata surpresa esse intercâmbio, principalmente quando se trata também de assuntos como meio ambiente e saúde. Avançamos muitos quando fazemos parcerias", frisou.

Santa Catarina possui 295 municípios e todos eles participam de consórcios públicos. Ao todo são 58 consórcios, sendo metade deles multifinalitários, assim como o Condemat+. Na visita desta quarta estiveram presentes o Consórcio Interfederativo de Saúde do Nordeste de Santa Catarina (CISNORDESTE), a Associação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Santa Catarina (ACISSC), a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (AMPLANORTE), o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Contestado (CISAMURC), o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da Amunesc (CIM-AMUNESC), a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), o Colegiado De Consórcios De Santa Catarina e o Consórcio de Desenvolvimento Econômico do Planalto Norte (CODEPLAN).

"Nós buscamos o intercâmbio para tornar as coisas mais dinâmicas, pois a população sempre precisa de soluções. O dinamismo do Condemat+ é exemplo pra nós, que temos como maior dificuldade a extensão territorial e a ideia do consórcio é minimizar isso, deixando os parceiros mais próximos da população", ressaltou Hélio Daniel Costa, presidente do Colegiado de Consórcios de Santa Catarina.

AACD

Após o encontro na sede do Condemat+, a delegação seguiu para as instalações da AACD para conhecer o espaço e o trabalho ali realizado. Atualmente, a parceria inédita mantida com o consórcio desde 2018 possibilita o atendimento de pacientes de 10 cidades da região.