Arujá dará início à sua programação de Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, no próximo dia 19. De acordo com a Prefeitura, serão realizados exames de mamografia e papanicolau, e avaliações odontológicas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central, Barreto, Jardim Emília, Jardim Fazenda Rincão, Nova Arujá, Jardim Real e Mirante, com atendimento das 8 às 16 horas.

A administração municipal destacou que a programação também contará com palestras temáticas sobre prevenção, porém, as datas ainda não foram definidas. Além disso, testes rápidos de HIV e Sífilis estão sendo feitos diariamente, das 8 às 16h, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na Avenida dos Expedicionários, 1.255, Centro.

O secretário municipal de Saúde, Leonardo dos Reis, afirmou, em nota, que "humanizar o tratamento e fazer o diagnóstico o mais rápido possível, através da mamografia, principalmente no mês do Outubro Rosa, que é o mês onde a gente se dedica às mulheres, como também pensando e refletindo sobre a economia de tempo, que vem com o diagnóstico precoce, salvando a vida das pessoas".

"Trabalhamos com a humanização do paciente e com a economia de recursos para o município, assim, a gente consegue dar qualidade de vida e é isso que foi mostrado na última pesquisa, onde ficamos na 8ª colocação de melhor qualidade em saúde do Brasil no ranking CLP (Centro de Liderança Pública. Arujá tem buscado não medir esforços para a saúde da mulher. Isso inclui não só as campanhas que a gente faz ao longo do ano, zerando a fila de mamografia que o município de Arujá tem, como também fazer a construção de um Pró-Mulher, que vem sendo alcançado com a dedicação da Secretaria de Saúde e respaldo da atual gestão", completou o chefe da pasta. 

*Texto supervisionado pelo editor.