Para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, que será comemorado na próxima sexta-feira, dia 11 de outubro, a Prefeitura de Suzano informou que tem investido em diversas ações. Entre aquelas com foco em pessoas cadeirantes, estão melhorias nas rampas de acessibilidade, estrutura adequada no transporte público e credenciais para vagas especiais nas vias e estacionamentos da cidade. Segundo a administração municipal, os serviços realizados na cidade visam garantir as condições necessárias para a inclusão de todos os cidadãos nos espaços públicos. 

Somente neste ano, a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana destacou que implantou 72 novas rampas de acessibilidade, ampliando a quantidade de pontos com essa estrutura na cidade. Desde 2019, são 418 novos espaços pensados para a locomoção das pessoas com deficiência entre as calçadas do município. As rampas existentes também estão sendo revitalizadas. Nos últimos nove meses, 25 delas ganharam reforço na pintura para melhor visualização dos cidadãos. Em seis anos, 275 pontos foram requalificados. 

Para viabilizar o deslocamento dos cadeirantes com ainda mais conforto nas linhas de ônibus de Suzano, a administração municipal informou que tem atuado junto à concessionária responsável pelo serviço, a Radial Mais Transporte, para a consolidação do processo de renovação da frota de 120 veículos. Desde julho do ano passado, os primeiros modelos começaram a circular, incluindo o elevador e toda a estrutura interna para a acessibilidade de pessoas com deficiência.  

Inclusão

A prefeitura salientou que também tem trabalhado para garantir credenciais às pessoas com deficiência física para estacionamento em vagas especiais. De janeiro a setembro, foram emitidos 1.450 documentos, sendo 407 novos e 1.043 renovados. Os espaços exclusivos são indicados por sinalização horizontal ou vertical, tanto nas ruas como em demais locais públicos, incluindo comércios, shoppings, hospitais e outros estabelecimentos. Para solicitar a credencial nova ou pedir a renovação da mesma, os moradores podem enviar e-mail para smtmu@suzano.sp.gov.br, anexando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o comprovante de residência e o atestado médico. 

Em junho, a administração municipal instalou um semáforo com botoeira sonora para pessoas com deficiência visual no cruzamento das avenidas Mogi das Cruzes e Senador Roberto Simonsen, no Jardim Imperador, próximo à unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi). O equipamento auxilia na travessia de pedestres que circulam pelas duas vias, conta com avisos sonoros e táteis, está interligado à Central de Controle Operacional Semafórico (CCOS) da cidade e funciona 24 horas por dia. 

Destaque também, segundo a administração municipal, para as ações realizadas no mês de maio, com a campanha Maio Amarelo, dedicada à segurança no trânsito, incluindo ações de conscientização que visam à preservação dos direitos das pessoas com deficiência, justamente no que diz respeito ao acesso às vagas exclusivas nas ruas e estabelecimentos do município.  

"Estamos constantemente promovendo melhorias nas rampas e buscando zelar pela condição especial das pessoas com deficiência nas vagas disponíveis, tanto nas ruas como em todos os estacionamentos de locais públicos. Trabalhamos para que os moradores possam ter seu direito de deslocamento preservado", afirmou o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi ressaltou que a cidade tem se tornado cada vez mais inclusiva: "Suzano respeita todos os seus cidadãos e, por isso, conta com atividades regulares voltadas aos deficientes. Com as rampas, a acessibilidade no transporte público, as credenciais e as campanhas de conscientização, temos melhorado a qualidade de vida dos moradores, desenvolvendo um ambiente mais favorável para que todos possam ter as condições ideais de mobilidade".