Visando chamar a atenção do poder público para reforçar a necessidade de um centro cultural de qualidade, o skatista e empreendedor social Davison Fortunato, inaugurou um espaço cultural em sua cidade de origem,  Suzano, na região metropolitana de São Paulo. Intitulado de Movimento Sério, a iniciativa traz muita arte, música, oficinas, clube de leitura, aulas de inglês e tecnologia, além de talks com pessoas influentes, oferecidos de forma gratuita para pessoas em vulnerabilidade social.  

"Estive em Paris durante as Olimpíadas e absorvi muita cultura de rua no país. Quando voltei para o Brasil, pensei em aplicar algo semelhante na minha cidade. Naturalmente, os jovens e adolescentes da região se interessaram pelo espaço. A intenção é que o poder público enxergue que precisamos de um centro cultural com infraestrutura e com qualidade", conta o skatista. 

Após muita insistência, Davison - patrocinado pelo Banco do Brasil - conseguiu conquistar um espaço em uma casa abandonada. "Fizemos uma força-tarefa, revitalizamos o lugar e conectamos pessoas que possuem diversas habilidades e que poderiam compartilhar elas com ainda mais pessoas", afirma.

Em funcionamento desde o mês de agosto, o Movimento Sério já possui quatro semanas de atividades. Durante a semana, o espaço já trouxe batalhas de rima, oficinas, aulas, rodas de conversa para troca de experiências e exposições de arte e fotografias de jovens da cidade. Aos domingos, apresentações de Jazz, piano e de rimadores.

Além disso, o espaço já recebeu as presenças ilustres de Justin Atallian, designer da Nike global, responsável por uniformes esportivos como a seleção brasileira, Barcelona, Corinthians, entre outros; e também de Ananda Vilela, doutora em relações internacionais pela PUC e selecionada para o curso complementar em Harvard.

O espaço fica na rua Presidente Nereu Ramos, 53, no Jardim Santa Helena. Informações no perfil no Instagram: @movimento_serio