As cidades do Alto Tietê preparam ações especiais para a campanha Setembro Amarelo, que tem como foco a prevenção ao suicídio. O mês foi escolhido em alusão ao dia 10 de setembro quando é comemorado o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A campanha surgiu em 2013 com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), e no ano seguinte, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) conquistou mais parceiros. O lema deste ano é “Se precisar, peça ajuda!”. Entre as ações preparadas por prefeituras da região, estão rodas de conversa e saraus para conscientização da população sobre o tema. 

Em Mogi das Cruzes, a campanha na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) terá foco na saúde da população e do trabalhador. As ações, segundo a prefeitura, acontecerão em dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade e no Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO). 

No CAPSI, dentro do Complexo Integrado de Atendimento à Saúde, no Rodeio, a campanha terá início na próxima quarta-feira (11) com oficinas de tsurus ao longo do dia; no dia 18, será realizado o “cineminha”, e no dia 20, o  Sarau CAPSI. A campanha será encerrada na unidade no dia 27 com um café da manhã e oficina de cuidado com o trabalhador. 

Já no CAPS II, no Jardim Maricá, no dia 26, haverá uma roda de conversa e sarau. Enquanto no Cecco acontecerá um cine pipoca, roda de conversa e ação de escrita para valorização da vida. A administração municipal também informou que nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Saúde da Família (USFs), serão promovidas rodas de conversa e sensibilização da população para cuidados com saúde mental. 

Itaquaquecetuba

Em Itaquaquecetuba, serão promovidas rodas de conversa e palestras nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), segundo a prefeitura, com o intuito de sensibilizar sobre a importância do diálogo e do cuidado com a saúde mental. As atividades serão nas unidades CRAS Morro Branco (Av. Italo Adami, 2.023), na próxima terça-feira (10), às 9h, e no dia 16, às 14h; no CRAS Recanto Mônica (R. Gov. Ademar Pereira de Barros, 222) e CRAS Caiuby (R. Ribeirão Preto, 9), no dia 20, às 9h. Já no CRAS Paineira (R. Serra dos Carajás, 570), a atividade será no dia 17, e no CRAS Quinta da Boa Vista (estrada de São Bento, 1.691),  no dia 27, ambos às 9 horas. 

A Casa da Mulher, na Vila São Carlos, também promoverá nesta quinta-feira (5), às 14h30, a palestra "Prevenção e posvenção". Durante o Setembro Amarelo, também serão oferecidas as palestras "Mulheres negras e saúde mental", envolvendo igualdade racial, e "O que fazer quando o corpo não acompanha a mente", sobre saúde mental da pessoa idosa. As datas e horários estão sendo definidos, segundo a administração municipal. Mais informações podem ser obtidas via WhatsApp (11) 97378-8568.

Uma ação também está marcada para o dia 20, às 11 horas, na praça Padre João Álvares, promovida pela Casa da Mulher, visando destacar a necessidade de romper o silêncio em torno do tema, promovendo o diálogo e a procura por suporte em situações de crise. 

O PróJovem, no Centro de Itaquá, terá nesta sexta-feira (6), às 14h, a palestra “O impacto das redes sociais na saúde mental”. O espaço também vai oferecer a dinâmica "Labirinto do recomeço" com foco na valorização da vida por meio de um circuito de resgate a recomeços, sonhos e propósitos. A data da dinâmica está sendo definida. Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (11) 91665-4336.

Ferraz de Vasconcelos 

As 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e equipamentos de saúde de Ferraz de Vasconcelos terão palestras de conscientização, com o tema “Valorização à Vida”. Os eventos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, trarão dicas e orientações sobre como manter a saúde mental. Além disso, os postos ganharão painéis informativos com o tema do mês. 

A primeira atividade está prevista para a próxima quarta-feira (11), com uma palestra sobre valorização à vida, na UBS Vila Margarida, a partir das 10 horas. No dia 17, estão previstas palestras em duas unidades: UBS Antônio Nhan e UBS Vila São Paulo, a partir das 10h; no dia 19, nas unidades UBS Lucas Simplício Deliesposti, no Jardim Rosana, a partir das 10 horas, e nas UBSs CDHU e UBS Jardim Castelo às 14 horas; no dia 23, na UBS Marcelo Petegrosso Pereira - Bela Vista, às 9 horas; no dia 24 na UBS Mario Squizato – Nações, a partir das 9 horas, e a partir das 14 horas, na UBS Geraldo José Rodrigues Alckmin - Jardim Yone.  

Arujá

A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar Animal de Arujá informou que levará a Saúde Mental à rede pública de ensino, com intuito de chamar a atenção dos estudantes sobre depressão e prevenção ao suicídio. O cronograma ainda está sendo definido pela Secretaria, mas, de acordo com a pasta, será realizado entre os dia 10 e 15 de setembro. 

Guararema

De acordo com a Prefeitura de Guararema, serão realizadas ações em alusão ao Setembro Amarelo nos atendimentos de saúde da cidade. No dia 17 está programada uma ação grupal para abordar o tema com os pacientes das unidades. 

Biritiba Mirim

Segundo a Prefeitura de Biritiba Mirim, todos os meses são realizadas palestras referentes ao tema, e em setembro a programação continua. No próximo dia 17, acontecerá na ESF Cruz das Almas, localizado na rua Euclídes da Cunha, 15, uma palestra de conscientização, com a presença da psicóloga Cíntia Conti. 

Suzano

A Secretaria de Saúde de Suzano informou que está definindo a programação de atividades relacionadas a campanha Setembro Amarelo, que deverá ser divulgada nos próximos dias. 


*Texto supervisionado pelo editor.