Profissionais da rede municipal de ensino de Suzano estão participando do Programa de Educação Ambiental Klabin Caiubi e do Programa Meu Ambiente. As formações, de acordo com a Secretaria de Educação, são capacitações voltadas a atividades sustentáveis em sala de aula, onde os professores aprendem, na teoria e na prática, a importância das questões ambientais.

O Programa de Educação Ambiental Klabin Caiubi é realizado em parceria com a unidade da empresa Klabin na cidade, e com apoio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), da Ecolab, da Digimed e da Solví Essencis Ambiental. O objetivo, segundo a pasta, é capacitar os professores, por meio de uma abordagem cuidadosa e instrutiva. Durante os encontros, eles recebem uma formação ministrada pela equipe especializada da Klabin.

A secretaria informou ainda que o programa busca transformar os educadores em agentes multiplicadores, repassando aos alunos os conhecimentos adquiridos no projeto. As crianças poderão participar, ao final do ciclo de formação, de uma mostra ambiental para expor o que aprenderam com base no tema deste ano: "Segurança Hídrica e Resíduos".

Estão participando desta formação seis professores, que lecionam nas Escolas Municipais Adélia de Lima Franco, no Jardim Amazonas, Lídia Lima da Silva, no Jardim Planalto e Professor Paulo Henrique Barreiros, no Parque Residencial Samambaia. Os encontros terminaram na última sexta-feira (30), no Complexo Educacional e Cultural Mirambava.

Meu Ambiente

Já o Programa Meu Ambiente, do Instituto Ecofuturo, promove ações que buscam reconectar as pessoas com a natureza, acreditando que esse contato contribui para a formação de cidadãos mais engajados com as questões ambientais. 

Neste programa, participam 36 educadores das seguintes escolas: Adélia de Lima Franco, no Jardim Amazonas; Albano Costa, na Cidade Boa Vista; Amália Maria de Jesus, no Jardim Revista; Professora Célia Pereira de Lima, no Jardim Cacique; Professora Edna Leite Lima, no Jardim Residencial Suzano; Engenheiro Isaías Martinelli Gama, no Residencial Nova América; Professor José Cardoso dos Santos, no Jardim São Bernardino; José Celestino Sanches, no Jardim Varan; Lídia Lima da Silva, no Jardim Planalto; Professora Maria Odete Cara Gouvêa, no Jardim do Lago; Professora Mônica Sônia Franco Pinheiro Maida, na Chácara Sete Cruzes; Professora Nereide do Carmo Peronti Sasso, no Jardim Monte Cristo; Odário Ferreira da Silva, no Jardim Belém; Sérgio Simão, no Jardim Europa; Professora Therezinha Pereira Lima Muzel, no Jardim São José; Vera Lúcia Pereira Vieira, na Cidade Boa Vista; e Vereador Waldemar Calil, também na Cidade Boa Vista.

De acordo com as informações do departamento, os próximos encontros serão no dia 26 de setembro (quinta-feira), às 19h, via internet, para um plantão de dúvidas, e no dia 7 de dezembro (sábado), das 8 às 17 horas, para um encontro de socialização no Parque das Neblinas, em Bertioga.

*Texto supervisionado pelo editor.