Este ano, a rede privada de bancos de alimentos Sesc Mesa Brasil, completa 30 anos de atuação no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Para celebrar os resultados obtidos em três décadas e convidar o público a participar da ação contra a fome, o Sesc São Paulo, local em que o programa iniciou em 1994, realiza o Festival Sesc Mesa Brasil

 Nos dias 10 e 11 de agosto, as unidades da capital, interior e litoral terão mais de 80 apresentações artísticas gratuitas, além de abrir seus espaços para receber doações de alimentos não perecíveis.

Entre os destaques musicais do Festival Sesc Mesa Brasil, a intérprete e compositora Tiê, comemora seus 15 anos de carreira no Sesc Mogi das Cruzes, com o show Altar. O rapper Febem se apresenta com o álbum “Jovem OG”, nas unidades Pompeia (sábado) e Itaquera (domingo). No show Rainhas, a cantora Izzy Gordon celebra as histórias e conquistas das mulheres na música, do samba ao jazz, do rock ao soul, no Sesc Santo Amaro. 

“As ações que marcam esses 30 anos de atuação do programa Sesc Mesa Brasil são uma oportunidade de reforçar, junto à população, a importância de iniciativas que promovam o direito humano à alimentação adequada”, afirma Luiz Galina, diretor regional do Sesc São Paulo.

Todos os dias, o programa coleta alimentos em empresas doadoras e os entrega a instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

Campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis

O Festival Sesc Mesa Brasil também marca o início de uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis nas unidades do Sesc. Em pontos de coleta nas unidades de todo o estado de São Paulo, o público poderá doar. Os itens arrecadados serão destinados a instituições sociais atendidas pelo Sesc Mesa Brasil.   

O objetivo é mobilizar as pessoas a conhecerem e contribuírem ao trabalho sólido que o Sesc, instituição mantida pelo empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, desenvolve junto das empresas doadoras e que conta com reconhecimento nacional e internacional, tendo sido certificado como parceiro do programa Fome Zero, criado pelo Governo Federal Brasileiro, logo em seu início no ano de 2003.

30 anos do programa Sesc Mesa Brasil

Trinta anos após sua criação, o programa Sesc Mesa Brasil se mantém necessário, especialmente com o Brasil de volta ao Mapa da Fome, ocupando o 63º lugar e um percentual de 15,5% da população (33,1 milhões de pessoas) em insegurança alimentar grave – segundo o II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (II VIGISAN), apoiado pelo Sesc São Paulo. A iniciativa evita o desperdício e fortalece a responsabilidade social nas empresas que doam, e permite a manutenção de vários projetos parceiros. Mais de 1.200 instituições sociais estão cadastradas e recebem as doações do programa, em 102 cidades no estado. Somente em 2023, quase 6 mil toneladas de alimentos foram distribuídas.


Serviços

Festival Sesc Mesa Brasil

Dias 10 e 11 de agosto. 

Grátis - distribuição de ingressos online partir do dia 8, quinta, às 17h, para atividades capacidade limitada.

A doação de alimentos não perecíveis pode ser realizada nas unidades do Sesc São Paulo.

Programação completa em https://www.sescsp.org.br/projetos/festival-sesc-mesa-brasil/

Tiê - Show em Mogi das Cruzes

Dia 10. Sábado. 19h.

Tenda. 

Grátis.

Ingressos on-line no 

App Credencial 

Sesc SP ou Portal 

Sesc a partir das 

17h do dia 8/8.

Capacidade sujeita à lotação do local (400 lugares)