A revitalização da Praça Cidade das Flores, localizada entre a avenida Paulo Portela e a rua Baruel, na região central de Suzano, completou cinco anos em fevereiro deste ano. A reinauguração aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2019, e a partir dessa data o local se tornou um dos principais pontos de encontro da população, segundo a prefeitura, com amplo espaço arborizado e wi-fi gratuito, por meio da rede “Conecta Suzano”, oferecido gratuitamente pela companhia Iveloz Telecom. 

O equipamento, de acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, passou por requalificação dos espelhos d’água, rearborização, melhorias na iluminação e manutenções hidráulicas, colocação de novas bombas para as fontes e trabalhos de impermeabilização. As mudanças tiveram custo zero para o município e foram promovidas pela empresa Integra Desenvolvimento Urbano Ltda., a partir de uma contrapartida estabelecida em Termo de Compromisso firmado com o município. A pasta informou que o custo estimado da obra foi de R$ 500 mil.

A praça também conta com o painel “Amo Suzano”, doado pela empresa Suzano S.A, e a escultura metálica "Dama das Flores”, criada pelos escultores Lúcio e Rodrigo Bittencourt. O monumento remete às raizes de Suzano, conhecida como “Cidade das Flores”, por sua importância  no cenário de cultivo e exportação desses produtos. 

De acordo com a pasta, a Praça Cidade das Flores foi idealizada em 2005, em um espaço de chão de terra. O projeto, assinado pelos arquitetos Marcos Boldarini e Márcia Halluli Menneh, surgiu com a ideia do Paço Municipal, interligando os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. No entanto, foi durante a gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) que o equipamento se tornou mais moderno, acessível e dotado de rede de internet.

O secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, ressaltou o simbolismo da praça para a cidade. “Hoje ela é um dos principais pontos de encontro de Suzano. Não é uma simples praça. Na verdade, ela foi um dos primeiros pontapés que demos para tornar nosso município mais conectado. Tem beleza e carrega o nome da cidade. Sem sombra de dúvida é um dos melhores lugares de convivência que temos”, avaliou.

*Texto supervisionado pelo editor.