Candidatos às prefeituras de Itaquaquecetuba, Suzano e Ferraz de Vasconcelos já contam com seus registros aprovados pela Justiça Eleitoral, até o início da tarde desta segunda-feira (25). Segundo dados divulgados na plataforma de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um candidato de Itaquá, um de Suzano e dois de Ferraz de Vasconcelos já estão aptos a concorrer ao pleito nas eleições municipais de outubro, os demais aguardam análise, que deve ser concluída até 16 de setembro. 

O prefeito de Itaquá, Delegado Eduardo Boigues (PL), foi o primeiro candidato a ter seu registro aprovado. Rogério Tarento (PSD), vice-prefeito da coligação “Força que Faz Itaquá Avançar”, também está apto a concorrer. A liberação dos candidatos foi expedida pela 377ª Zona Eleitoral de Itaquá na sexta-feira (23) e é assinada pelo juiz Alexandre Munõz. Boigues também foi um dos primeiros candidatos do Alto Tietê a providenciar o pedido de registro na Justiça Eleitoral.  

O candidato Walmir Pinto (PV), que concorre a Prefeitura de Suzano, e seu vice Tarcísio Boaventura (PC do B), da coligação “Suzano Pode Mais e Melhor” também tiveram seus registros deferidos. A liberação foi feita pela 181ª Zona Eleitoral de Suzano e assinada pelo juiz Eduardo Calvert. 

Ferraz é a única cidade com dois candidatos aprovados até o momento. A atual prefeita e candidata à reeleição, Priscila Gambale (Podemos), e seu vice Daniel Balke (MDB), da coligação “A Renovação Chegou”, e o candidato Joseph Raffoul Junior (PL), o Dr Rafu Jr,, e seu vice, o vereador Antonio Carlos Alves Correia (PL), conhecido como Tonho, da coligação “Ferraz Agora Vai”, tiveram seus registros aprovados no último sábado (24), na 401ª Zona Eleitoral de Ferraz, assinados pelo juiz Fernando Awensztern.

Nas decisões os magistrados destacam que os candidatos preenchem todas as condições de elegibilidade, que levam em consideração a apresentação de dados e de documentação completas, análise técnica e o julgamento por parte da Justiça Eleitoral dos conteúdos disponibilizados pela campanha.  

*Texto supervisionado pelo editor.