Professores e funcionários técnicos e administrativos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado, do Centro Paula Souza (CPS), farão nesta quinta-feira (15) uma paralisação, com duração de apenas um dia, tendo como reivindicações a revisão de carreira e o pagamento do bônus mérito. De acordo com o professor Felipe Roberto Martins, que leciona há 17 anos na Etec de Suzano e é diretor de base sindical do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps), a expectativa é que 40% dos profissionais das unidades do Estado participem da mobilização de forma parcial. 

A revisão de carreira estava na pauta das reivindicações da greve de 15 dias realizada em agosto do ano passado e, segundo o professor, foram liberadas diretrizes pelo governo do Estado, mas a revisão foi adiada e segue sem resposta. “Temos uma carreira tanto para docentes como para funcionários técnico-administrativos extremamente defasada, e o governo promete atualização, tanto da carreira no sentido horizontal, quanto vertical, em valores por fim, pela questão de titulação, mas a proposta não sai do papel”, disse Martins. 

O professor afirmou ainda que a paralisação tem como objetivo sensibilizar o governo do Estado e a Assembleia Legislativa, para que a revisão seja aprovada. Outra reivindicação é o pagamento do bônus mérito para funcionários e professores pelo resultado pedagógico, administrativo e didático das unidades, que ainda não teria sido pago.  

Entre as demandas também estão listadas pelo docente o fechamento de cursos e a falta de concursos para docentes e o quadro técnico-administrativo. No último dia 8, uma moção de apelo ao governador Tarcísio de Freitas foi apresentada na Câmara de Suzano, solicitando a abertura das negociações com o sindicato da categoria.

Centro Paula Souza

O Gabinete da Superintendência do Centro Paula Souza informou que recebeu uma comissão do Sinteps no último dia 7 para debater os pontos reivindicados. “Na ocasião, foi informado que a bonificação por resultado (BR) será paga e que o decreto que regulamenta o pagamento será publicado nos próximos dias”, de acordo com a nota enviada.

Sobre o novo Plano de Carreiras, foi informado que “a proposta será adequada ao Decreto 68.742, de 5 de agosto de 2024, que estabelece a organização da Administração Pública direta e das autarquias do Estado. O Centro Paula Souza valoriza os servidores e investe continuamente nas Etecs e Fatecs para ampliar as oportunidades de acesso à formação profissional gratuita e de qualidade no Estado de São Paulo”.