Em menção ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado na última segunda-feira (19), a Rede de Atenção a População de Rua de Mogi das Cruzes preparou um encontro na sede do Centro de Referência Especializado para População de rua – Centro Pop. De acordo com a Prefeitura de Mogi, foi oferecido um café da manhã aos usuários do serviço e realizada uma roda de conversa. 

A programação, segundo a administração municipal, contou com a participação dos usuários do serviço e da nova equipe do Consultório na Rua, que trataram de temas relacionados à condição de rua, saúde, perspectivas e desafios. Nos acolhimentos institucionais, a data foi lembrada com reflexões junto aos acolhidos. O abrigo Emanuel, da Organização Cáritas, que atua em parceria com a Prefeitura de Mogi, promoveu um encontro com os acolhidos, com palestra com ex-usuários do serviço que deixaram a situação de rua.

Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a prefeitura informou que tem investido no reordenamento da rede de atendimento à população em situação de rua, visando a qualificação do serviço prestado, respeitando os diferentes perfis dos usuários, bem como o estágio em que cada um se encontra. Em maio deste ano também foi entregue uma nova unidade para esse público, na modalidade república. 

A Prefeitura ainda destacou que o município conta com o Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Pop Rua), um órgão colegiado intersetorial e interinstitucional, de caráter deliberativo, responsável pela elaboração, articulação, atuação em rede, monitoramento e consolidação das políticas públicas de atendimento.


 *Texto supervisionado pelo editor.