Os dois Conselhos Tutelares de Suzano atenderam 3.609 denúncias somente neste ano. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, 1.978 foram na primeira unidade, localizada na Vila Costa, e o restante na segunda unidade, na Cidade Boa Vista, ocorrendo tanto diariamente quanto nos plantões. Entre as denúncias de violação de direitos recebidas nos Conselhos, estão agressão física e psicológica, exploração e abuso sexual, negligência familiar, situação de abandono, tráfico e uso de drogas, entre outras. 

O órgão, responsável por garantir o direito das crianças e adolescentes, atua em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos. Atualmente, cada unidade conta com cinco conselheiros, totalizando 10 na cidade, e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Durante finais de semana e feriados, há um plantão. O primeiro Conselho está localizado na rua Barão do Rio Branco, 249, no bairro Vila Costa, e o segundo, na rua Coronel Hildeberto Vieira de Melo, 60, na Cidade Boa Vista. 

Para o secretário da pasta, Geraldo Garippo, o trabalho do Conselho Tutelar é importante para garantir a proteção e os direitos das crianças e adolescentes do município. “Nosso objetivo é sempre agir de forma preventiva e resolutiva, buscando solucionar os problemas de maneira rápida e eficiente. Os conselheiros estão capacitados para lidar com situações complexas e são fundamentais no apoio às famílias, promovendo o bem-estar e a segurança dos menores”, destacou.

Serviços

Unidade 1: Rua Barão do Rio Branco, 249 – bairro Vila Costa.
Para denúncias: (11) 4748-5940 e (11) 96417-5437.

Unidade 2: Rua Coronel Hildeberto Vieira de Melo, 60 – bairro Cidade Boa Vista.
Para denúncias: (11) 4748-8188 e (11) 97815-4867.


*Texto supervisionado pelo editor