O trânsito na rua Marcelo Cajá foi liberado nesta quarta-feira (17) pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. O local faz parte das obras na atual rotatória da praça Kazuo Kimura, conhecida como ‘rotatória do Habib’s’, que deve ser transformada em um complexo viário.  

A nova via liga a avenida Yoshiteru Onishi à rua Professor Ismael Alves dos Santos. “Neste primeiro momento, a rua será uma opção para os motoristas que deixam a Vila Nova Mogilar pela avenida Yoshiteru Onishi e poderão acessar a rua Professor Ismael Alves dos Santos para chegar ao Mogilar ou ter a opção se dirigir ao Centro, sem utilizar a rotatória”, explicou a prefeitura em nota.

Após o término das intervenções na atual rotatória e a construção de uma ponte sobre o córrego Lavapés, a rua Marcelo Cajá terá trânsito no sentido da rua Professor Ismael Alves dos Santos para a avenida Yoshiteru Onishi, como parte do novo sistema viário. “A rua é a primeira etapa para a viabilização do projeto de transformação da atual rotatória em um sistema viário. A abertura da via foi realizada pela Prefeitura entre 2021 e 2022”, destacou a administração municipal.

As obras na atual ‘rotatória do Habib's’ estão em andamento. Foi realizada a retirada de árvores, que estão sendo transplantadas para outros espaços públicos, como a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e o Mercado do Produtor. A rotatória também foi cercada por tapumes.

Na próxima etapa, segundo a prefeitura, a empresa começará os trabalhos para a construção no novo cruzamento que substituirá a rotatória. A expectativa é que o trânsito no local não seja impactado, já que os trabalhos serão realizados no interior da rotatória. 

As obras serão desenvolvidas pela Construtora Kamilos, vencedora do processo licitatório, e terão investimento de R$ 5.948.827,74, com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e contrapartida municipal. O contrato tem previsão de seis meses para execução.