A entrega das obras de ampliação da unidade de Suzano do Instituto Federal São Paulo (IFSP) deve atrasar um mês em função das chuvas registradas no primeiro semestre. O campus receberá dez novas salas de aula. As obras de ampliação da estrutura física foram iniciadas em janeiro e, de acordo com a direção da instituição, a fundação e as lajes do piso já foram realizadas. No momento, estão sendo erguidas as colunas e vigas.

A princípio o bloco irá melhorar o atendimento dos cursos atuais e a médio prazo poderá significar a oferta de 1 mil novas vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio, graduação em licenciatura e cursos rápidos de formação para qualificação profissional da população da região.

De acordo com a assessoria de Imprensa do IFSP, a obra está recebendo um investimento de R$ 4,3 milhões, com 90% dos recursos vindos de emendas parlamentares individuais e 10% de aporte da reitoria.

“Com essa expansão, espera-se aumentar a entrega de educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade a população de Suzano e cidades vizinhas, além de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos junto ao poder público local e arranjo produtivo”, destacou a instituição, em nota enviada no início do ano.

Ainda de acordo com a IFSP, as novas instalações são essenciais para o Campus Suzano, que acomoda atualmente cerca de 2 mil alunos, sendo 1,5 mil regularmente matriculados e mais 500 dos cursos de curta duração (FICs). Com essa demanda, o campus enfrenta dificuldades de espaço e falta de salas de aula adequadas. 

Em entrevista concedida em janeiro, o diretor-geral, Eugenio Zampini, enfatizou a importância desse projeto. “Hoje nós temos uma questão muito importante que é a falta de espaço para oferecer as disciplinas dos nossos cursos. Com esse recurso, a gente vai resolver isso e vamos disponibilizar mais oportunidades para os alunos da região".


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98