A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou, no último domingo (30), o terceiro Play Pet da cidade, instalado no Parque Centenário da Imigração Japonesa. O evento marcou também o encerramento do Junho Ambiental, depois de um mês inteiro com atividades dedicadas à preservação e à educação ambiental, reunindo especialistas na área, professores, estudantes e população.

“Os Play Pets são espaços voltados ao lazer e saúde dos cães. Os equipamentos não têm custo para o município, pois se tornaram realidade graças a uma importante parceria com a iniciativa privada", destaca o prefeito Caio Cunha.

“Nossa gestão cumpre com o compromisso assumido com a causa animal, desde os cuidados básicos com os pequenos até os animais de médio e grande porte. Desde 2021, já realizamos mais de 12,5 mil castrações, em 2024 facilitamos o agendamento de castração pelo aplicativo Colab e inauguramos a Clínica Caramelo”, completa.

O Play Pet é um playground para cães que estimula a saúde física e mental dos animais, com estruturas que podem ser formadas por diversos módulos, como rampas, túneis, pneus e gangorras. Para os pets, essas atividades reduzem a agressividade, aumentam a socialização e diminuem a ansiedade excessiva.

O primeiro Play Pet foi inaugurado em março, na Praça Assumpção Ramirez Eroles, conhecida como Praça do Habib’s, e o segundo, em maio, no Núcleo de Bem-Estar Animal, em Cezar de Souza.

“Assim como na Praça do Habib’s, este novo Play Pet do Parque Centenário está num local de grande circulação de pessoas que passeiam com seus cãezinhos. Pelo parque, são cerca de 50 mil visitantes por mês. Com isso, os mogianos ganham cada vez mais espaços para se divertirem com seus pets”, afirma a secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Ionara Fernandes.

“Nossa meta continua sendo a de levar o projeto para outros pontos da cidade, ampliando as opções de lazer para os cães e consolidando o trabalho pela causa animal”, completa o secretário adjunto Daniel Teixeira de Lima.

As três unidades são fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal e a empresa Outdog, que doou os Play Pets para a cidade, sem nenhum custo para o município.


Regras para a utilização do Play Pet:

– Não é permitido deixar os cachorros sozinhos dentro do Play Pet
– Não é permitida a entrada de filhotes com menos de 6 meses
– Todos os cães devem estar acompanhados por um responsável maior de idade no local
– Todos os cachorros devem estar vacinados, com o controle de pulgas e carrapatos em dia
– Para cães das raças Pit Bull, Mastim Napolitano, Rottweiler, Dobermann e Bull Terrier é obrigatório o uso de focinheira
– As fezes dos animais devem ser recolhidas em sacos plásticos